O Santuário de Romaria é ponto convergente de romeiros devotos de Nossa Senhora da Abadia, padroeira da Arquidiocese, que agora conta com três basílicas (Foto/Reprodução)
O papa Francisco, juntamente com a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, concedeu o título de Basílica Menor ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia, de Romaria. O reconhecimento confere à igreja um status internacional e ligação direta ao papa e, com essa conquista, a Arquidiocese de Uberaba passa a ter três basílicas: uma em Sacramento, outra em Uberaba e agora também em Romaria.
O título honorífico de Basílica é concedido a igrejas, em diversos países do mundo, pelos seguintes motivos: veneração dos cristãos; importância histórica, artística e cultural para a cidade ou região; beleza artística na arquitetura e decoração; centro de ação litúrgica e formação para os fiéis; lugar de peregrinação e indulgência.
O pedido foi feito pelo arcebispo metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, em 2019, e foi aceito este ano. Conforme Dom Paulo, trata-se de um ato significativo que intensifica o vínculo com a “Igreja de Roma e com o Santo Padre (papa Francisco), além de ser exemplo e testemunho de fé, promovendo um centro particular de ação litúrgica e pastoral na Arquidiocese e na cidade de Romaria”.
Basílica, em grego “basileos”, significava “casa do Rei”. O termo foi adaptado para o lugar onde se celebra a eucaristia. O que muda é que agora, com o título de Basílica, o Santuário deve ser um centro de irradiação do Evangelho através da liturgia, pastoral e formação e deve propagar os documentos papais e da Santa Sé.
O próximo passo é preparar toda a liturgia, o cerimonial, convites e celebração eucarística para a instalação, que ainda não tem data marcada.