QUALIFICAÇÃO

Saúde estadual promove treinamento sobre fluxos assistenciais nas unidades

Marconi Lima
Publicado em 18/02/2025 às 18:27
Compartilhar
O treinamento reuniu representantes dos 27 municípios da região no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba (Foto/Divulgação)

O treinamento reuniu representantes dos 27 municípios da região no Centro Administrativo da Prefeitura de Uberaba (Foto/Divulgação)

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Uberaba participou de treinamento sobre fluxos assistenciais de saúde, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba (SMS). O treinamento, voltado aos 27 municípios da Macrorregião Triângulo Sul, abordou fluxos assistenciais, ambulatoriais e hospitalares, além da Oficina Ortopédica Itinerante (OOIT) de Diamantina, que esteve em Uberaba, entre os dias 11 e 13 de fevereiro, para a entrega de cadeiras de rodas adaptadas, motorizadas, comuns e de banho, a 149 pacientes que aguardavam pelos insumos. No total, foram entregues 298 equipamentos.

A coordenadora de Acesso aos Serviços de Saúde (Cases) da SRS Uberaba, Luana Ribeiro Terada, falou sobre a Programação Pactuada Integrada e, para ela, a capacitação é um momento para construir, de forma conjunta, estratégias de fortalecimento para as regiões de saúde. Ela afirma que, “ao qualificar protocolos e fluxos de acesso, busca-se otimizar os processos, reduzir o tempo de espera e garantir que cada paciente receba o atendimento adequado, no momento certo”. A regulação eficiente “é um instrumento fundamental para promover equidade e melhorar a resolutividade da assistência em saúde, utilizando os recursos de forma estratégica”, conclui.

Joilson Meneguci, referência da Unidade de e-Saúde do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), falou sobre os serviços de teleconsultoria oferecidos pelo hospital a todos os municípios da Macrorregião Triângulo Sul. Segundo ele, “a oferta iniciou em agosto de 2024 e, no ano passado, foram realizadas 108 teleconsultorias, com a discussão de 82 casos entre médicos dos municípios e uma médica especialista em Neuropediatria do HC-UFTM”. Dos 82 casos discutidos, 77 não eram atendidos no hospital e, desses 77 pacientes, 59 não precisaram ser encaminhados para a Atenção Especializada após discussão com a médica especialista do HC-UFTM.

De acordo com o Ministério da Saúde, a Telessaúde é um conjunto de ações que utilizam recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para desenvolver serviços que promovam a integralidade e a continuidade da assistência e do cuidado em saúde entre todos os níveis de atenção no âmbito do Sistema Único de Saúde. As ações compreendem teleconsultoria síncrona e/ou assíncrona, teletriagem, teleconsulta, teleinterconsulta, telediagnóstico, telemonitoramento, teleorientação, teleducação e telerregulação. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por