A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que nesta semana será realizado um mutirão de avaliação dos pacientes que aguardam vaga de fisioterapia. A avaliação será conduzida pelos fisioterapeutas da SMS, através de avaliação presencial em unidades de saúde previamente determinadas. A ação visa mapear a demanda de fisioterapia do Município e possibilitar que os usuários sejam encaminhados de maneira mais assertiva.
A previsão é de que as avaliações sejam realizadas até sexta-feira (9), em 10 unidades de saúde previamente organizadas. A SMS informa ainda que, devido ao mutirão, os atendimentos realizados pelos fisioterapeutas nas Unidades Básicas de Saúde estarão suspensos. Vale destacar que esses atendimentos não serão prejudicados e já foram remarcados para que as atividades sejam retomadas no dia 12 de agosto.
Ainda de acordo com a SMS, aproximadamente 450 pessoas, com necessidades diversas, que vão desde a atenção básica ou especializada até urgência, serão atendidas. "O intuito do mutirão é avaliar a necessidade real de cada paciente para direcioná-lo à reabilitação equivalente. As avaliações do mutirão ocorrerão mediante agendamento prévio, já finalizado", explicou a fisioterapeuta, Érika Cruz.
A SMS informa ainda que os usuários se atentem ao prefixo da Prefeitura (contato telefônico iniciado com 3331), para que não percam novos agendamentos. Outro ponto importante é que os usuários que aguardam uma vaga e não atenderam ligação, que mantenham os seus dados cadastrais atualizados e busquem o fisioterapeuta de sua região para posterior avaliação (após o mutirão). Para isso, basta procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, munido de documentos pessoais e comprovante de residência.