É HOJE

Saúde promove ações focadas na prevenção das hepatites virais

Nessa quinta-feira, todas as Unidades Básicas se mobilizam no “Dia D”, mas a programação segue no fim de semana e na próxima segunda-feira

Publicado em 23/07/2025 às 18:56Atualizado em 23/07/2025 às 19:05
Compartilhar
 (Foto/Divulgação)

(Foto/Divulgação)

Nesta quinta-feira (24), será promovido o “Dia D” das Hepatites Virais nas Unidades Básicas de Saúde de Uberaba. A ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde no âmbito do Julho Amarelo, campanha anual de conscientização sobre as hepatites virais, que tem a finalidade de informar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças.

A campanha também visa alertar sobre os riscos e formas de contágio, além de promover a testagem e a vacinação contra as hepatites A e B, que são as mais comuns no país.

A programação da SMS prossegue nesta sexta-feira (25), data em que será ofertada testagem rápida no Centro de Testagem e Aconselhamento. Já no sábado (26), as equipes da SMS levarão orientações à edição especial da Feira do Produtor, na Ceasa, sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com foco nas hepatites virais, das 8h às 12 horas.

Já na segunda-feira (28), a infectologista Blenda Sousa Carli Rodrigues profere palestra na Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (Feti) sobre “Prevenção, Diagnóstico e Tratamento”, das 8h às 12 horas.

De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, as hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. “Os principais sintomas podem se manifestar por meio de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras”, explicou o gerente do Serviço de Atenção Especializada Ampliado (SAE-Ampliado), Lucas Lopes.

Prevenção e diagnóstico precoce podem ser feitos a partir dos testes rápidos disponíveis, gratuitamente, nas unidades de saúde do município ou no SAE-Ampliado. Caso o diagnóstico seja confirmado, o paciente será encaminhado ao serviço especializado.

Outras formas de prevenção incluem não compartilhar objetos cortantes ou perfurantes, como agulhas e alicates, e exigir materiais esterilizados em salões e consultórios.

A hepatite A está ligada a condições inadequadas de saneamento básico, higiene pessoal e pelo consumo de água e alimentos contaminados. Já as hepatites B, C e D são transmitidas por contato com sangue ou fluidos corporais contaminados.

Vacinação. A vacina contra hepatite B está disponível para todas as faixas etárias. Já a contra hepatite A integra o calendário infantil e, também, pode ser aplicada em pessoas com condições especiais de saúde junto ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie).

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por