(Foto/Divulgação)
Nesta quinta-feira (24), será promovido o “Dia D” das Hepatites Virais nas Unidades Básicas de Saúde de Uberaba. A ação é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde no âmbito do Julho Amarelo, campanha anual de conscientização sobre as hepatites virais, que tem a finalidade de informar a população sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento dessas doenças.
A campanha também visa alertar sobre os riscos e formas de contágio, além de promover a testagem e a vacinação contra as hepatites A e B, que são as mais comuns no país.
A programação da SMS prossegue nesta sexta-feira (25), data em que será ofertada testagem rápida no Centro de Testagem e Aconselhamento. Já no sábado (26), as equipes da SMS levarão orientações à edição especial da Feira do Produtor, na Ceasa, sobre prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), com foco nas hepatites virais, das 8h às 12 horas.
Já na segunda-feira (28), a infectologista Blenda Sousa Carli Rodrigues profere palestra na Fundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (Feti) sobre “Prevenção, Diagnóstico e Tratamento”, das 8h às 12 horas.
De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica, as hepatites virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. “Os principais sintomas podem se manifestar por meio de cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras”, explicou o gerente do Serviço de Atenção Especializada Ampliado (SAE-Ampliado), Lucas Lopes.
Prevenção e diagnóstico precoce podem ser feitos a partir dos testes rápidos disponíveis, gratuitamente, nas unidades de saúde do município ou no SAE-Ampliado. Caso o diagnóstico seja confirmado, o paciente será encaminhado ao serviço especializado.
Outras formas de prevenção incluem não compartilhar objetos cortantes ou perfurantes, como agulhas e alicates, e exigir materiais esterilizados em salões e consultórios.
A hepatite A está ligada a condições inadequadas de saneamento básico, higiene pessoal e pelo consumo de água e alimentos contaminados. Já as hepatites B, C e D são transmitidas por contato com sangue ou fluidos corporais contaminados.
Vacinação. A vacina contra hepatite B está disponível para todas as faixas etárias. Já a contra hepatite A integra o calendário infantil e, também, pode ser aplicada em pessoas com condições especiais de saúde junto ao Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (Crie).