A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, nesta quarta-feira (11), uma capacitação sobre diagnóstico e tratamento ambulatorial de herpes zóster. Com a presença de 67 profissionais da saúde, o curso foi promovido no auditório do Senac Uberaba. A ação foi desenvolvida pelo Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), por meio do programa Municipal de IST/AIDS e Hepatites Virais.
O evento foi aberto pela gerente do CTA, Karina Nogueira, que agradeceu a presença de todos e destacou que o Centro está à disposição para colaborar com a rede de saúde pública para sanar dúvidas e, consequentemente, melhorar os atendimentos no Município. Na sequência, a capacitação foi ministrada pelo médico infectologista Frederico Zago.
Ao longo da capacitação, foram abordados pontos referentes ao que é a doença, família do herpes vírus, fatores de risco, sinais e sintomas, complicações, diagnóstico e diagnóstico diferencial, tratamento e vacinação. No final, o espaço foi aberto para perguntas.
Frederico Zago explicou que a herpes zóster é uma infecção que resulta da reativação do vírus da varicela zóster de seu estado latente em um gânglio da raiz dorsal posterior. “Os sintomas geralmente começam com dor ao longo do dermátomo afetado, seguida por uma erupção vesicular em 2 a 3 dias que, com frequência, fornece o diagnóstico. O tratamento é feito com fármacos antivirais administrados em 72h após o início das lesões”, contou.
O diagnóstico e o tratamento foram dois tópicos ressaltados durante a capacitação, para que o atendimento, principalmente na Atenção Básica, seja assertivo. Outro tópico abordado foi a necessidade de adequar a opção de tratamento à realidade social do paciente, para que ele possa ser assistido de forma eficaz pelo Sistema Único de Saúde - SUS.