TRISTEZA

Uberaba registra primeira morte por dengue em 2025

Este ano, o primeiro óbito causado pela doença aconteceu mais cedo que em 2024 e, até gora, já são mais de 100 casos confirmados e 2,1 mil notificações de prováveis

Marconi Lima
Publicado em 14/02/2025 às 09:24Atualizado em 14/02/2025 às 20:22
Compartilhar
Número de casos prováveis de dengue tem crescido a cada semana, assim como a confirmação da ocorrência da doença (Foto/Reprodução)

Número de casos prováveis de dengue tem crescido a cada semana, assim como a confirmação da ocorrência da doença (Foto/Reprodução)

A primeira morte em decorrência de complicações causadas pela dengue em Uberaba, no ano de 2025, aconteceu mais cedo do que o primeiro registro de óbito pela doença em 2024.

O Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) trouxe a primeira morte no município, em fevereiro deste ano. Já no ano passado, o primeiro óbito por complicações causadas pela dengue somente foi registrado em abril.

O boletim da SES-MG aponta que em Uberaba foram registrados mais de 2,1 mil casos prováveis de dengue, com mais de 100 confirmados. Sobre a febre chikungunya, são oito casos suspeitos e quatro confirmados. Não há óbitos registrados por conta da doença. Não há registros de zika vírus.

Minas Gerais registrou 31.790 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue. Desse total, 11.168 casos foram confirmados para a doença e 16 óbitos estão em investigação. Até o momento, há quatro óbitos confirmados por dengue no estado.

Em relação à febre chikungunya, foram registrados 2.497 casos prováveis da doença, dos quais 1.792 foram confirmados e um óbito está em investigação. Até o momento, há um óbito confirmado por causa da doença em Minas Gerais.

Quanto ao vírus Zika, até o momento há 11 casos prováveis e dois casos confirmados para a doença no estado. Não há óbito confirmado por zika no estado.

Brasil. Dados do Painel de Monitoramento das Arboviroses indicam que o Brasil registrou, ao longo das seis primeiras semanas de 2025, um total de 281.049 casos prováveis de dengue. O número representa uma redução de cerca de 60% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram contabilizados 698.482 casos prováveis da doença.

Em nota, o Ministério da Saúde avaliou a redução como substancial e um reflexo da mobilização nacional promovida pela pasta de forma conjunta com estados e municípios. “O resultado é parte do Plano de Ação para Redução dos Impactos das Arboviroses, lançado pelo governo federal em setembro de 2024”.

Entre as unidades federativas, 17 registraram redução nos casos prováveis de dengue, sendo que as maiores quedas foram identificadas no Distrito Federal, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais, no Amapá e no Paraná. Já em dez estados, incluindo Tocantins e Pernambuco, houve aumento no comparativo com as seis primeiras semanas de 2024.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por