CIDADE

Secretário da Prefeitura contesta índice de pesquisa da Firjan

Queda no ranking de desenvolvimento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro é contestada pelo governo municipal

Gisele Barcelos
Publicado em 01/10/2010 às 23:40Atualizado em 20/12/2022 às 04:02
Compartilhar

Queda no ranking de desenvolvimento da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) é contestada por governo municipal. Índice mostra que Uberaba teria saído da condição de alto crescimento para apenas moderado. No ranking, a cidade era 15ª mais desenvolvida de Minas e caiu para 34ª colocação. Entretanto, as autoridades locais protestam que os dados considerados na pesquisa são referentes a 2007.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, João Franco, pondera que existe um retardo no índice Firjan, pois o levantamento atual se embasa em números referentes a 2007. Segundo ele, a economia mundial na época estava em situação de crise, inclusive por problemas de abastecimento no setor agrícola e perda de ICMS nos Estados.

Entretanto, Franco argumenta que a realidade atual é diferente e a situação dos últimos dois anos mostra o progresso da cidade. Ele cita que Uberaba saiu do 48º lugar no ranking estadual de geração de empregos em 2007 para a 7ª posição agora, praticamente dobrando o número de vagas abertas no mercado formal. Além disso, o secretário afirma que o Produto Interno Bruto (PIB) e a renda per capita cresceram mais de 20%.

Apesar de contestar o uso de dados referentes a 2007 na pesquisa, Franco leva em conta na avaliação estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) referente ao período entre 2006/2007.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por