A comitiva visitou o Banco de Alimentos de Osasco, referência nacional no combate à insegurança alimentar, e o Eixo Verde, corredor de hortas comunitárias e urbanas. (Foto/Divulgação)
O secretário de Desenvolvimento Social de Uberaba, Ernani Neri, esteve nesta quinta-feira (14) em Osasco (SP) para conhecer programas bem-sucedidos nas áreas de segurança alimentar e geração de renda. Ele foi acompanhado pela chefe do Departamento de Proteção Social Básica, Juliana Fachinelli, e pelo gerente do Banco de Alimentos de Uberaba, Sebastião Sobrinho.
A comitiva visitou o Banco de Alimentos de Osasco, referência nacional no combate à insegurança alimentar, e o Eixo Verde, corredor de hortas comunitárias e urbanas com mais de 8 mil m². O grupo foi recebido pelo secretário de Família, Cidadania e Segurança Alimentar de Osasco, Marcelo Couto, e pelo secretário executivo de Segurança Alimentar e Sustentabilidade, João Perez.
Durante a visita, Neri conheceu a Cozinha Experimental instalada no Banco de Alimentos, espaço destinado a atividades educativas voltadas à redução do desperdício por meio do aproveitamento integral dos alimentos. O secretário afirmou que pretende ampliar o Banco de Alimentos de Uberaba, incluindo um espaço semelhante para desenvolvimento de projetos educativos.
O secretário também acompanhou o funcionamento do Eixo Verde, onde os moradores podem plantar e colher alimentos. A iniciativa revitaliza áreas degradadas, promove geração de renda, incentiva a sustentabilidade e contribui para o desenvolvimento local. Segundo Neri, o abastecimento do Eixo Verde com mudas produzidas no viveiro municipal é uma estratégia que pode ser replicada em Uberaba, aproveitando o potencial do horto da cidade.
Além disso, Neri apresentou aos técnicos de Osasco as experiências de Uberaba na gestão do Restaurante Popular e do Banco de Alimentos. Ele destacou que a troca de experiências contribui para fortalecer as políticas públicas de segurança alimentar. “Fomos muito bem recepcionados e nossas portas também estão abertas para recebê-los”, concluiu.