FORMAÇÃO

Seds conclui capacitação sobre sexualidade e gênero para equipes da Proteção Social Especial

Publicado em 18/01/2026 às 10:00
Compartilhar
Formação foi realizada em parceria com o Cresp e será seguida por encontros mensais ao longo do ano (Foto/Divulgação)

Formação foi realizada em parceria com o Cresp e será seguida por encontros mensais ao longo do ano (Foto/Divulgação)

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), ligado à Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds) de Uberaba, concluiu nesta quarta-feira (14) a primeira capacitação voltada ao fortalecimento do trabalho das equipes da Proteção Social Especial. Com o tema “Letramento em sexualidade e gênero”, a formação foi realizada em parceria com o Centro de Referência em Saúde da População LGBTQIAP+ (Cresp). 

Segundo a gerente do Creas, Camila Tertuliano, iniciativas como a capacitação buscam preparar os servidores para lidar com situações de violação de direitos e aprimorar o acolhimento no atendimento. “No cotidiano, lidamos com diversas situações de violação de direitos em diferentes nuances. Por isso, é importante que os servidores estejam capacitados para acolher a população da melhor forma possível”, explicou. 

Durante o encontro, foram abordados temas como identidade de gênero, sexualidade e o uso de terminologias adequadas no momento do atendimento. “É importante para todos, até para não tratarmos a população de alguma forma violenta ou gerar qualquer tipo de constrangimento. É um espaço de diálogo que precisa ser aproveitado e seguiremos com esse cronograma de capacitação no decorrer do ano”, completou Camila. 

A palestra foi ministrada pela coordenadora do Cresp, Nayara de Oliveira Arantes, que destacou a importância do letramento em gênero e sexualidade na qualificação dos serviços prestados. “Esse tipo de ação é fundamental para a qualificação do cuidado e do acolhimento à população LGBT, enfrentando da LGBTfobia estrutural. Além disso, essas capacitações ajudam profissionais a reconhecerem preconceitos, rever práticas discriminatórias e adotar condutas éticas respeitando o nome social, a identidade de gênero e orientação sexual, conforme políticas públicas e legislações vigentes”, afirmou. 

As capacitações, conforme informado, serão mensais. A formação de fevereiro terá como tema “Atribuições da Delegacia de Proteção e Atenção à Família no atendimento à pessoa idosa e à pessoa com deficiência no município de Uberaba” e contará com a participação da delegada Ludmila Perfeito. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2026Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por