Abertura da V Semana Municipal de Inclusão Social no Trânsito movimentou, na manhã de ontem, o calçadão da rua Artur Machado
Abertura da V Semana Municipal de Inclusão Social no Trânsito movimentou, na manhã de ontem, o calçadão da rua Artur Machado. O tema abordado ao longo desses cinco dias será: Você também é Responsável!. Segundo o chefe da seção de Educação no Trânsito da Settrans, Hélio Reis dos Santos, a campanha vai tentar mostrar que toda a população está envolvida no processo de tornar as ruas um local mais seguro. “Todos nós somos responsáveis pelos idosos e deficientes. Nosso trabalho vai ser focado na rua mesmo, onde a gente percebe que há uma falta de respeito em relação a estas pessoas.”
O primeiro dia do evento contou com a apresentação da bateria da Unidade de Atendimento ao Idoso (UAI), seguida do Coral Saber Viver, composto por integrantes da Apae e algumas autoridades como o secretário Ricardo Ribeiro Sarmento; o presidente da Câmara de Vereadores, Luiz Humberto Dutra, e o coordenador do Procon, Sebastião Severino Rosa. A partir de hoje uma série de paradas com abordagens educativas serão realizada, com a entrega de folders.
Nesta terça o tema da parada é “Obedeça às vagas de estacionamento de deficientes e idosos”, no calçadão a partir de 9h. Na quarta-feira a questão vai ser “Trânsito violência contra os idosos”, também no calçadão, às 8h. E na quinta acontece uma parada educativa na avenida Odilon Fernandes, em parceria com o Instituto de Cegos, que será às 14h.
Para finalizar, na sexta-feira, uma Blitz Educativa vai ser feita em estabelecimentos comerciais onde há vagas para estacionamento prioritário. “Vamos visitar locais em que há uma grande desobediência por parte da população”, afirma o coordenador da semana.
Investimentos do trânsito. Por meio de requerimento do presidente da Câmara dos Vereadores, Luiz Dutra, a Prefeitura inseriu no orçamento recursos da ordem de mais de R$2 milhões para a melhoria nas sinalizações vertical e horizontal. O secretário de Trânsito, Ricardo Sarmento, explica que já foi liberada a 1ª etapa deste projeto, que compreenderá 19 vias públicas do município com a sinalização horizontal. Empresas de Uberaba e Belo Horizonte farão as modificações.