Recebendo influência de massa de ar continental formada na região Centro- Sul do país, o município enfrenta temperaturas
Recebendo influência de massa de ar continental formada na região Centro- Sul do país, o município enfrenta temperaturas amenas (ao contrário das registradas há aproximadamente 15 dias, quando da passagem de uma massa de ar de origem polar). No entanto, a sensação térmica é de muito frio devido aos ventos gelados que chegam à cidade pelas manhãs.
“A massa de ar recebeu o reforço de uma frente de alta pressão vinda do Oceano Atlântico que faz ventar muito, então, embora as mínimas fiquem em 14 ou 15ºC, a sensação é de muito menos”, confirma a climatologista Wanda Prata.
Segundo ela, uma frente fria de instabilidade sobe pelo Sul do país, mas deve deslocar-se para o Oceano Atlântico na altura do Paraná. Portanto, as chuvas não devem chegar a Uberaba e a semana deve ser de tempo seco, a exemplo do que vem ocorrendo nos últimos dois meses. Em maio, o acumulado de precipitações registrou volume de 8mm de chuva, total irrelevante perto da média de 200mm registrados nos meses de janeiro e dezembro desse ano.
Inverno. Análises meteorológicas apontam que o tempo durante o inverno deve ser bastante parecido com o que vamos enfrentar nessa semana. De acordo com a climatologista, meteorologistas de todo o país irão reunir-se na quinta-feira (17) na cidade de Cachoeira Paulista para confecção e análise da previsão do tempo para o trimestre, que inclui os meses de julho, agosto e setembro. “Depois do encontro teremos projeções mais claras, mas já é possível prever com certa margem de segurança que o inverno será bastante seco e marcado pela influência de massas de ar continental, que trazem frio e baixos níveis de umidade”, conclui.