Prefeitura está estudando a implantação de faixas especiais para motos e bicicletas em ruas da cidade.
Prefeitura está estudando a implantação de faixas especiais para motos e bicicletas em ruas da cidade. A proposta está entre o conjunto de medidas que estão sendo pensadas para melhorar o trânsito de Uberaba, em função das várias reclamações sobre acidentes envolvendo ciclistas ou motocicletas.
De acordo com o secretário municipal de Planejamento, Karim Abud Mauad, a situação está sendo discutida com a consultoria do arquiteto Jaime Lerner, contratada para reformular o trânsito. Karim explica que o projeto é complicado, pois as vias da cidade são estreitas e nem todas comportam as faixas especiais ou ciclovias. “Estamos eliminando estacionamentos públicos para dar vazão ao tráfego. Já tem lugares em que temos a linha exclusiva do ônibus. Então, precisamos verificar onde tem condições ou não de fazer as faixas especiais”, destaca, citando a dificuldade quanto as avenidas Leopoldino de Oliveira e Santos Dumont.
O titular do Planejamento destaca que a solução deve ser implantada a partir de 2010. Nas regiões periféricas, a construção de ciclovias está prevista no projeto das marginais das rodovias 050 e 262. Entretanto, além das mudanças no sistema viário, Karim alerta para falta de educação no trânsito, pois os condutores de motos e bicicletas cometem imprudências e colocam em risco a própria vida e a de outros.