Onze cidades mineiras sediaram, na manhã de ontem, encontro promovido pelo Sindicato dos Corretores de Seguros de Minas Gerais (Sincor) com representantes de órgãos e entidades públicas municipais.
De acordo com o vice-presidente do Sincor, Paulo Fernando Mattar, a intenção da direção estadual da entidade classista foi esclarecer sobre a existência e, principalmente, sobre a gratuidade do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Dpvat). Para tal, além de Uberaba, o encontro foi realizado nas cidades de Juiz de Fora, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Uberlândia, Varginha, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Montes Claros e Belo Horizonte.
Segundo Mattar, embora o Sincor (que atua como um facilitador, fazendo a ligação entre beneficiários e seguradora) esteja instalado em Uberaba há três anos, o serviço de indenização pelo seguro ainda é desconhecido pela maioria das pessoas. “A verdade é que muitas pessoas ficam desconfiadas e acham que, para ter acesso ao seguro, será necessário pagar alguma taxa extra, mas o serviço já é pago anualmente quando acertamos nosso Dpvat”, explica.
O seguro é um direito de todo cidadão que tenha sido vítima de acidente causado por veículo automotor de via terrestre. De acordo com Mattar, as coberturas, que resultam em indenização de até R$ 13,5 mil, são para morte e invalidez permanente, mas, no caso de acidentes mais simples, também é possível obter reembolso de até R$ 2,7 mil, gastos com assistência médica e suplementares.
Simples. O processo de requisição não depende da apuração de culpados e informações do Sincor apontam que a burocracia não constitui um impedimento ao desenvolvimento do processo, já que basta a comprovação do fato e suas consequências em até três anos, contados a partir da data do acidente (Para acidentes ocorridos antes do dia 11/01/2003, é necessário que os prazos sejam verificados junto ao sindicato).
Sobre os números de requisição em Uberaba, Mattar diz que os registros eram encaminhados para segurados diferentes, o que dificultava a apuração dos números. “Agora, no entanto, com a concentração das atividades em uma única seguradora, será possível fechar esse total em poucos dias e ter ideia do nível de conhecimento das pessoas na cidade”, finaliza.
A relação dos documentos necessários pode ser consultada nos sites: www.centauroseg.com.br ou www.sincormg.com.br. De posse dos documentos, o interessado deve procurar a representação do sindicato no edifício Elvira Shopping, sala 512.