(Foto/Divulgação)
Após o vereador Luiz da Farmácia (PL) apresentar a cacauicultura como opção de plantio no cerrado, o Sindicato Rural de Uberaba vai promover o 1º Seminário de Cacau de Uberaba. O evento será realizado na sede da entidade, no dia 11 de setembro, das 13h às 18h.
Reportagem do Jornal da Manhã falou com o presidente do SRU, Vinícius Rodrigues, e o dirigente afirmou que a programação completa ainda não foi definida, mas deverá ser divulgada nos próximos dias.
“Me dirijo à comunidade de Uberaba, de modo especial aos produtores rurais, para poder comparecer, poder vir e assistir ao primeiro Seminário de Cacau de Uberaba. Isso decorre de uma novidade que descobrimos recentemente, que significa a mudança de um conceito da lavoura de cacau, que tradicionalmente era desenvolvida no sul da Bahia, no Pará, em Rondônia e, desde 2016, o cacau saiu dessas áreas tradicionais e foi para o cerrado, no oeste da Bahia, em uma região que chove bem menos que Uberaba”, detalha.
O seminário tem como objetivo difundir o conhecimento que professores e líderes de Uberaba viram na prática na cidade de Barreiras (BA), onde participaram do 4º Congresso da Cacauicultura do Cerrado. Pioneiros no plantio do cacau a pleno sol, produtores daquela região realizam melhoramento genético da planta, utilizam técnicas avançadas na agricultura moderna como a fertirrigação, plantio mecanizado e já alcançaram média de produção mais alta que as obtidas em áreas tradicionais do cacau.
O plantio do cacau no Cerrado aparece como alternativa altamente rentável para produtores que possuem pequenas ou médias propriedades. A amêndoa do cacau é utilizada para fabricação de chocolate, e a produção mundial está em queda, elevando ainda mais o valor de mercado da commoditie.