Caminhonete do Centro de Zoonoses faz fumacê em rua do bairro Boa Vista
Com 199 casos confirmados de dengue até agora, Secretaria Municipal de Saúde acionou fumacês semana passada para eliminar o Aedes aegypti. O trabalho vai continuar por tempo indeterminado devido ao período de calor e chuvas, que é propício para proliferação do mosquito.
Segundo relatório do Departamento de Zoonoses, quatro caminhonetes estão pulverizando o inseticida nos bairros com maior presença do mosquito. O veneno está sendo aplicado na região do Grande Boa Vista, Jardim Triângulo, Jardim Indianópolis, bairro Olinda e Parque das Américas.
O diretor de Vigilância em Saúde, Cleuber Franco, orienta por meio da assessoria de imprensa da PMU, que os moradores abram as janelas e portas de casa durante a passagem do fumacê para a difusão do inseticida. Outro cuidado é tampar alimentos e não deixar animais domésticos expostos ao veneno.
Ressaltando que o fumacê é um trabalho complementar, o diretor informa que os agentes de zoonoses continuam a visitação para eliminar os criadouros do mosquito. Até o momento, 572.631 imóveis foram visitados e o ciclo ainda está em andamento.
Quanto aos mutirões de limpeza, 19 bairros foram trabalhados por enquanto e 79 caminhões de entulho foram retirados para evitar acúmulo de água. No primeiro semestre, 38 bairros tinham sido visitados, com retirada de 216 caminhões de entulho. Mais de 70 mil pneus também foram recolhidos até agora.