O licenciamento ambiental é uma ferramenta da Política Nacional do Meio Ambiente para aliar atividades econômicas com desenvolvimento sustentável. Desde a última segunda-feira (25), o Sindicato dos Produtores Rurais de Uberaba trouxe para os proprietários rurais o apoio para realização do licenciamento, através de assessoria ambiental.
De acordo com o presidente Rivaldo Machado Borges, o serviço de assessoria busca orientar os produtores que estiverem realizando o processo de licenciamento ambiental e formalização da reserva legal. “A partir de junho de 2011 todas as propriedades no Brasil terão que ter o licenciamento. Foi uma maneira que encontramos para atender ao pequeno, médio e grande produtor”, afirma.
O sindicato, que conta com mais de 1.500 associados, fornece o serviço a baixo custo. “O custo do processo no mercado é alto. Esse serviço minimiza os custos e busca trazer o produtor para dentro das exigências da lei”, explica Rivaldo. Ainda segundo ele, a maioria dos pequenos e médios produtores será beneficiada com o valor reduzido.