Prefeitura afirma que limpeza é diária e anuncia intervenções nas áreas verdes
Com o período de estiagem, o cenário é de plantas secas, sujeira e cheiro de urina pela praça, de acordo com o denunciante (Foto/Reprodução)
A Praça Rui Barbosa, cartão-postal do Centro de Uberaba, voltou a receber queixas da população. Desta vez, a denúncia aponta sujeira, plantas secas e até mau cheiro. O espaço, que já havia sido alvo de reclamações no início deste ano, foi novamente citado por ouvintes da Rádio JM devido à aparência de abandono. Questionada, a Prefeitura afirmou que a limpeza do local é feita diariamente e que uma intervenção nas áreas verdes está programada para esta semana.
Essa não é a primeira vez que a principal praça de Uberaba gera insatisfação entre frequentadores. Em fevereiro deste ano, a coluna Alternativa registrou que até cavalos chegaram a pastar tranquilamente nos canteiros da Rui Barbosa, em meio ao mato alto e à falta de manutenção. Desta vez, com o período de estiagem, o cenário é de plantas secas, sujeira e cheiro de urina pela praça, de acordo com o denunciante.
Procurada pela reportagem, a Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb) informou que a praça recebe manutenção e limpeza diárias. “Os banheiros públicos funcionam das 7h às 21h, sendo higienizados todos os dias, com a presença de três servidores responsáveis pela zeladoria durante todo o período de funcionamento”, destacou a nota.
Ainda assim, o órgão garantiu que uma equipe técnica deve avaliar a questão do mau cheiro. O objetivo é identificar se o problema está relacionado ao funcionamento dos banheiros ou ao uso inadequado do espaço por parte de frequentadores, para que os cuidados com a higienização sejam intensificados, se for o caso.
Já em relação às áreas verdes, a Prefeitura de Uberaba afirmou que uma intervenção está programada para esta semana, com a realização de podas de árvores em ação conjunta com a Secretaria de Defesa Social (SDS). A medida leva em conta a organização do trânsito e a presença de um ponto de táxi na praça.
A Secretaria do Meio Ambiente (Semam) também realiza manutenções periódicas na Praça Rui Barbosa, além de atuar nos canteiros da rua Artur Machado e da Praça dos Correios. A última ação ocorreu ainda neste agosto, segundo a pasta, quando foram feitas podas, limpeza, condução de mudas e estercagem. A retirada de folhas secas de palmeiras de grande porte, segundo a pasta, ficou sob responsabilidade da Sesurb.
A Prefeitura de Uberaba ainda ressaltou que haverá reposição e replantio de mudas, programados para o período chuvoso, a fim de facilitar a manutenção e o desenvolvimento das espécies. “Estamos enfrentando uma crise hídrica, o que provoca ressecamento natural das plantas em toda a região. A estercagem, já realizada, é uma forma de contribuir para a retenção da umidade”, acrescentou.
Por fim, a administração municipal pediu a colaboração da população com a higiene e conservação da praça. “Pedimos conscientização e educação ambiental: não jogar lixo nos canteiros, não pisotear a vegetação e não fazer necessidades fisiológicas no local”, concluiu nota oficial.
Relembre ainda: Fonte da Praça Rui Barbosa volta a funcionar após anos desligada