Dupla formada por milho de pipoca e cerveja está liderando o ranking de vendas dos supermercados de Uberaba, neste mês de junho.
Tradicionalmente, o período já é favorável às vendas graças às comemorações de festas juninas por toda a cidade. Entretanto, o fator positivo este ano foi incrementado pela euforia que toma conta do país devido à Copa do Mundo de Futebol. “No caso da cerveja, carvão e carne, nossa projeção alcança 30% de aumento. Já o milho de pipoca, paçoquinha e canjica, nem se fala”, declara o comerciante Cláudio Aquino de Oliveira, proprietário de loja no Conjunto Uberaba.
Segundo ele, embora nenhum apelo promocional (como decoração em verde e amarelo) tenha sido adotado no ponto de vendas, a movimentação segue intensa, principalmente às vésperas da partida da seleção brasileira no Mundial.
Nas grandes redes instaladas em Uberaba, a oportunidade do período já é explorada insistentemente. A maioria das grandes lojas, na tentativa de atrair compradores, montou verdadeiros cenários caipiras para simular o ambiente da festança. Em alguns deles, barracas com bandeirinhas e muito xadrez ocupam os espaços de destaque da loja, abrigando desde produtos enlatados, como doces em conserva, até verduras, como milho verde e batata-doce.
Segundo levantamento da Associação Mineira de Supermercados (Amis), as redes varejistas mineiras esperam crescimento de 12% nas vendas este mês, em relação a junho de 2009.
Para a empresária Anelise de Sousa Martins, que tem um supermercado no bairro Abadia, a expectativa de aumento no faturamento é ainda maior. “Acho que dá para tirar cerca de 30% a mais. Normalmente, este já é um dos melhores meses por causa do São João, mas, agora, com a Copa, é ainda melhor. O faturamento, que é de 15% em anos sem Copa, deve dobrar”, afirma a comerciante. “Vou até viajar nas férias”, completa Anelise, descontraída.
De acordo com José Vicente da Silva, presidente da Associação dos Supermercadistas (Assuper) de Uberaba, o aumento das vendas em relação à data não é comparável ao registrado em datas próximas a feriados como o Natal, por exemplo. No entanto, o líder classista comemora o bom momento do setor. “No fim do ano, registramos 30% de elevação em média, mas, embora de ordem inferior, este mês devemos ter bom desempenho também”, finaliza.
Horário. Para o jogo do Brasil, que acontece hoje, às 11h, a informação da Associação dos Supermercadistas (Assuper) é a mesma dos jogos anteriores. Cada comerciante terá autonomia para liberar ou não seus funcionários no horário do jogo.