Encerramento da 40ª Assembleia da Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento (Assemae) reuniu centenas de pessoas, ontem, no Parque de Exposições Fernando Costa.
Entre a estrutura de salas e estandes montada especialmente para o evento dentro das instalações do local, uma série de atividades – entre palestras, apresentações e mesas redondas – foram desenvolvidas ao mesmo temo. Entre os participantes, o destaque do dia foi para o workshop que tratava da Assistência Técnica aos Municípios. Do lado de fora, empresas de produtos e serviços para a área de saneamento apresentaram-se no espaço reservado aos estandes da Feira de Saneamento, um dos maiores eventos do tipo no país, voltado para o público com autonomia administrativa e financeira. Entre as novidades, os grupos trouxeram soluções para problemas ambientais, infraestruturais e logísticos comuns à maioria das cidades brasileiras quando o assunto é saneamento. “A receptividade das pessoas tem sido muito boa, mas não somente das pertencentes à iniciativa privada, porque a proposta é apresentar os materiais também para o poder público”, afirma Luís Carlos Lacoste, gerente de marketing de um dos 65 grupos representados no evento. “Gestores de saneamento de muitos municípios, principalmente os de pequeno porte, passam pelos estandes, conhecem os produtos e até cogitam sua inclusão em posteriores processos licitatórios”, explica.
A programação foi concluída com visitas técnicas ao Aterro Sanitário Municipal, Estação de Tratamento de Esgoto Francisco Velludo, obras do Água Viva e Centro de Educação Ambiental (CEA). Informações da assessoria de comunicação do evento apontam que 1.870 pessoas de cidades de todos os estados brasileiros estiveram presentes nos quatro dias de Assembleia.