Tenda Sandra Rosa Madalena (Foto/Ilustrativa)
A Tenda Sandra Rosa Madalena encaminhou material para a Fundação Cultural de Uberaba (FCU) Antônio Carlos Marques. Conforme os gestores da tenda, o objetivo é proteger e conservar o patrimônio a partir do inventário que consiste no reconhecimento das atividades espiritualistas desenvolvidas no local.
O projeto desenvolvido inclui entrevistas com os anfitriões dos terreiros e tendas, filmagens e fotografias. O trabalho envolve duas práticas de conservação de patrimônio, seja ele material ou imaterial. A primeira é o inventário e depois há o nível máximo de conservação, sendo o tombamento, feito mediante um dossiê.
Ainda conforme os responsáveis pela Tenda Sandra Rosa Madalena, o trabalho contou com o suporte da equipe técnica do Setor Municipal de Patrimônio Histórico e Cultural (Sempac).
O chefe da Seção de Gestão de Fundos e Captação de Recursos, da FCU e especialista em Patrimônio Cultural e Cultura Popular, Gustavo Vaz Silva, explicou que todo ano as informações levantadas são remetidas ao Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA), para depois virarem pontuação no ICMS Cultural (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), sendo o recurso que o município recebe para fazer esse tipo de projeto.
A líder espiritualista da Tenda, Izabel Durynek, destacou que o trabalho que vai além da salvaguarda das casas espiritualistas.
“O trabalho da Fundação Cultural não só reafirma a existência das antigas tradições de pessoas e lugares que lutam para manter as origens de seus antepassados, mas também contribui para que as tecnologias trazidas do universo para o planeta terra não se percam diante as mudanças constantes da sociedade moderna. Esse trabalho implica também as possibilidades futuras de conhecermos mais tecnologias que eu acredito que poderá promover grandes mudanças e muitos benefícios a todos", disse Durynek.
A Tenda Sandra Rosa Madalena, tem cinco anos de existência. No projeto da casa espiritualista, a formalização legal permitirá a ampliação do atendimento.
Encontro. No sábado (23), a Tenda de Umbanda Zé Baiano realizou o 5º Encontro de Ogans e Raiz de Uberaba com a apresentação do cantor do segmento Tião Casemiro. A festa reuniu integrantes de religiões com matrizes africanas na cidade.