Esta é a segunda reclamação feita ao Jornal da Manhã sobre o caso, em que um único proprietário seria dono de cerca de 20 lotes usados como depósito irregular de lixo
Em nova reclamação, os moradores alegam que muitos lotes estão sem muro, sem calçada e com mato alto, em alguns casos, ultrapassando dois metros de altura. (Foto/Divulgação)
A situação de abandono em diversos terrenos do bairro Lourdes, em Uberaba, tem gerado revolta e apreensão entre os moradores da região. Segundo relatos, a condição precária dos espaços favorece a presença de animais peçonhentos e a proliferação do mosquito da dengue, agravada pelo descarte irregular de lixo. O problema, que já havia sido reclamado ao Jornal da Manhã em junho deste ano, permanece sem solução efetiva. O Departamento de Posturas garantiu que irá intensificar as fiscalizações, mas não mencionou quais medidas efetivas de limpeza serão tomadas.
De acordo com um dos denunciantes, há terrenos pertencentes a um único proprietário, que possui cerca de 20 lotes na área, utilizados como depósito clandestino de resíduos. Mesmo com coleta de lixo regular no bairro, feita três vezes por semana, a colaboração de alguns vizinhos no descarte inadequado tem intensificado o problema. Moradores alegam que, embora o Departamento de Posturas da Prefeitura tenha emitido notificações, nenhuma limpeza foi realizada.
Em nova reclamação, os moradores alegam que muitos lotes estão sem muro, sem calçada e com mato alto, em alguns casos, ultrapassando dois metros de altura. Também citaram a ausência recente do carro do fumacê e o agravamento da infestação de mosquitos e animais peçonhentos.
Em nota, o Departamento de Posturas, vinculado à Secretaria de Defesa Social (SDS), informou que intensificará a fiscalização na região e orientou que novas denúncias sejam feitas diretamente pelos telefones (34) 3331-2312 e 3331-2313, pelo e-mail posturasuberaba@gmail.com ou ainda pelo teleatendimento Cidade Ativa, no número 0800 940 0101.
Até o momento, no entanto, a Prefeitura de Uberaba não esclareceu se as limpezas serão realizadas, nem apresentou um plano concreto com prazos e medidas para enfrentar o problema no bairro.