(Foto/Cartaz)
A Fundação Cultural de Uberaba "Professor Antônio Carlos Marques" (FCU) abrirá na sexta-feira, dia 10, a exposição "Territórios Reconstruídos", com a presença do artista José Augusto Petrillo. A mostra terá início às 19h, na Galeria de Arte Rachel Machado, e contará com uma roda de conversa entre Petrillo e os presentes.
A exposição “Territórios Reconstruídos” apresenta uma instalação inédita, composta por 1.500 fragmentos de desenhos e pinturas dispostos em caixas de carrilho. Os conjuntos evocam imagens de levantamentos topográficos, paisagens e projetos arquitetônicos, temas singulares que definem a atual produção do artista.
Petrillo, residente em Juiz de Fora, é formado em Educação Artística pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Atualmente, é professor titular do Centro de Ensino Superior nessa cidade, e diretor, curador e professor no HIATO - Ambiente de Arte.
Nas próprias palavras do artista: "Embarcando em um projeto que se desdobrou ao longo de 3 a 4 anos, a exposição 'Territórios Reconstruídos' dá vida a desenhos topográficos que exploram tanto lugares reais quanto imaginários, que mexem com a subjetividade. Esses elementos são habilmente entrelaçados, dando origem à concepção dessa exposição que, após sua realização em Uberaba, se expandirá para outros destinos, com previsão de estrear no Rio de Janeiro em novembro."
A exposição estará em exibição até o dia 7 de junho, na sede da FCU, localizada na Praça Rui Barbosa, 356, Centro. O horário de visitação é de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, a partir do dia 13 de maio.