PROBLEMA

Troca das portas das estações tubo termina em 20 dias, mas falhas de energia afetam operação

Larissa Prata
Publicado em 26/03/2025 às 11:18
Compartilhar

Leitor do Jornal da Manhã flagrou as portas da estação tubo 6 abertas sem a presença de ônibus na segunda-feira (24) (Foto/Divulgação)

Leitor do Jornal da Manhã flagrou as portas da estação tubo 6 abertas sem a presença de ônibus na segunda-feira (24) (Foto/Divulgação)

A troca das portas das estações tubo na avenida Leopoldino de Oliveira, na região central de Uberaba, deve ser concluída na primeira quinzena de abril. A previsão é da Transube (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Uberaba), que é a responsável pelas trocas em ação conjunta com a Superintendência de Transporte. Anunciada em janeiro, a ação tem como objetivo modernizar as portas de todas as estações, sobretudo diante dos constantes casos de vandalismo. Contudo, outro problema tem afetado a correta operação das novas portas, que são os picos de energia na região central. Apesar dos relatos de instabilidade, a Cemig garante que "o circuito que atende as estações tubo, bem como a rede elétrica da avenida Leopoldino de Oliveira e proximidades, está com continuidade e qualidade normais".

De acordo com informações repassadas ao Jornal da Manhã pelo gerente-geral da Transube, Júlio César Minaré, já estão em funcionamento as novas portas nas estações 2, 3A, 3B, 5, 6 e 7. Além disso, a estação 8A está sendo finalizada nos próximos dias. Júlio ainda estima que o término do serviço aconteça em 20 dias.

A troca das portas é uma das medidas adotadas para coibir os constantes vandalismos sofridos pelas estações tubo. Com as portas abertas, muitos usuários estavam utilizando o transporte coletivo em Uberaba sem pagar. Contudo, apesar não estarem mais sendo alvo de vandalismo, leitor do JM flagrou algumas situações em que as portas estavam abertas, mesmo sem ônibus parado.

A situação se deve a outro problema: os picos de energia. Júlio César Minaré pontua que a região sofre com intermitências de energia, mas que são pontuais e rápidas. "Entre os dias 01/03 e 04/03 foi quando ocorreram os problemas e tivemos problemas várias vezes ao dia", comentou o gerente-geral da Transube, fazendo referência ao grande desabastecimento de energia na região central, afetando o comércio durante o carnaval.

De acordo com Júlio César, a Cemig está fazendo melhorias na rede elétrica a fim de minimizar a situação (Foto/Divulgação)

De acordo com Júlio César, a Cemig está fazendo melhorias na rede elétrica a fim de minimizar a situação (Foto/Divulgação)

Ainda de acordo com Júlio César, a Cemig está fazendo melhorias na rede elétrica a fim de minimizar a situação. Além disso, foi solicitado apoio do engenheiro elétrico da Prefeitura de Uberaba, que teria solicitado testes de qualidade no setor das estações 3A e 3B. 

A reportagem do Jornal da Manhã acionou também a Secretaria de Defesa Social sobre os reflexos no Transporte Coletivo decorrentes dos picos. "A Secretaria de Defesa Social, por meio do Departamento de Trânsito, solicitou à Cemig um relatório detalhado sobre a qualidade da energia nas instalações das estações tubo do BRT/Vetor. O documento irá identificar possíveis falhas, quantificá-las, especificar sua natureza e frequência. Com essas informações, a SDS poderá tomar as medidas necessárias para a resolução do problema", diz a nota enviada ao JM.

Já a Cemig pondera que a rede elétrica opera na avenida Leopoldino de Oliveira e proximidades "com continuidade e qualidade normais". "A companhia destaca que monitora de forma permanente a rede elétrica da região e de todo o município de Uberaba, e segue realizando manutenções preventivas e expansão do sistema elétrico para garantir a qualidade do atendimento aos seus clientes", completa a nota enviada pela companhia ao Jornal da Manhã.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por