(Foto/Divulgação)
A Unidade de Atenção ao Idoso (UAI) entregou nesta quarta-feira (1º), Dia Nacional da Pessoa Idosa, os certificados aos 18 formandos da segunda turma de 2025 do curso SmartIdoso – A melhor idade conectada.
O programa busca ampliar a inclusão digital e a autonomia dos participantes, ensinando funcionalidades básicas do celular, conexão à internet, uso de aplicativos e redes sociais, além de orientar sobre como evitar golpes virtuais. A formação teve duração de dois meses, com aulas semanais ministradas pelos servidores Gabriela Araújo e Adriano Correia, totalizando 23 horas de carga horária.
A aposentada Lenice Resende, de 76 anos, destacou os aprendizados adquiridos.
“Eu entrei porque tinha muita dificuldade. Fazia PIX, chamada de vídeo, mas em outras coisas eu tinha dificuldade, como instalar aplicativos, usar o serviço de localização, entrar no Instagram. Para mim, foi excelente”, contou.
O secretário de Desenvolvimento Social, Ernani Neri, e a adjunta Anna Maia participaram da cerimônia.
“No Dia do Idoso, é uma alegria estar em um espaço que valoriza quem tanto já contribuiu por todos nós. Parabenizo a equipe da UAI por tornar este projeto possível e formar mais uma turma de idosos conectados, promovendo o acesso à tecnologia de forma segura”, afirmou Neri.
A gerente da UAI, Sathia Silva, ressaltou que o curso é referência nacional. Recentemente, a iniciativa foi apresentada em Belo Horizonte durante a etapa Sudeste do encontro “Práticas que Conectam: Compartilhando Soluções para a Inserção Digital de Pessoas 60+”, promovido pela Anatel e pela Unesco.
Na próxima semana, 20 novos alunos iniciam uma nova turma do SmartIdoso. A UAI, localizada na Avenida Leopoldino de Oliveira, no Parque do Mirante, também oferece atividades físicas, artísticas e terapêuticas, além de atendimento psicossocial aos idosos.