VÍDEO

Trabalhador é flagrado sem EPI no telhado de hotel em obra no Centro de Uberaba

Vídeo mostra atividade em altura sem equipamentos de segurança; Ministério Público do Trabalho e Cerest acompanham apuração e reforçam prevenção

Dandara Aveiro
Publicado em 13/10/2025 às 11:26Atualizado em 13/10/2025 às 12:26
Compartilhar
O vídeo mostra a ausência de EPI e de sistemas de segurança durante a atividade em altura, em um prédio localizado na avenida Leopoldino de Oliveira (Foto/Reprodução)

O vídeo mostra a ausência de EPI e de sistemas de segurança durante a atividade em altura, em um prédio localizado na avenida Leopoldino de Oliveira (Foto/Reprodução)

Uma cena registrada em vídeo chamou a atenção de moradores da região central de Uberaba. As imagens mostram um trabalhador no telhado de um hotel em obras, aparentemente instalando placas fotovoltaicas, sem equipamentos de proteção individual (EPI) ou sistema de ancoragem adequado. Órgãos relacionados à saúde e segurança do trabalho acompanham situações semelhantes para garantir a integridade dos trabalhadores. 

Segundo a denúncia, o flagrante foi registrado no final da última semana e encaminhado ao Jornal da Manhã. O vídeo mostra a ausência de EPI e de sistemas de segurança durante a atividade em altura, em um prédio localizado na avenida Leopoldino de Oliveira, na região central de Uberaba, o que motivou a comunicação imediata aos órgãos competentes. 

De acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT), não há registro de procedimento anterior relacionado à obra ou à empresa em questão. Entretanto, diante da denúncia, considerando as irregularidades apontadas, o caso gerou registro de demanda e já está em andamento para apuração. “Ao recebermos notícia de irregularidades trabalhistas é autuado um procedimento de investigação denominado Notícia de Fato (NF), que é distribuído (encaminhado) a um dos Procuradores lotados nesta Procuradoria, para as demais deliberações. Qualquer pessoa pode, a qualquer tempo, protocolar denúncias de irregularidades trabalhistas no site, onde constam ainda diversos serviços de consulta e acompanhamento de investigações”, informou em nota.  

Em contato com o JM, o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Uberaba (Cerest) informou que recebe denúncias desse tipo com frequência e todas são investigadas in loco, conforme prioridade de urgência. Quando há necessidade de medidas punitivas, como multas ou interdições, o órgão solicita apoio de outras instituições trabalhistas, já que sua atuação é predominantemente educativa. Com relação à situação registrada, não há denúncia formal ou registro do vídeo antes do contato da reportagem. 

O Cerest mencionou ainda que um dos principais desafios para garantir a aplicação das normas de saúde e segurança do trabalho em atividades de risco elevado, como trabalhos em altura, é que as empresas de saúde ocupacional contratadas pelas empresas privadas geralmente são terceirizadas, havendo uma lacuna de orientação aos contratantes sobre a importância do cumprimento das normas de segurança. “Vemos uma falta de orientação destas empresas aos seus contratantes sobre a importância do cumprimento das NRS e documentações falhas em relação aos reais riscos existentes em cada local”, completou. Por isso, o órgão atua em campanhas de conscientização e educação em saúde para a prevenção. 

A reportagem também entrou em contato com a empresa responsável pelas obras do hotel, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto a manifestações. 

Acidentes de Trabalho 

Vale lembrar que o número de acidentes de trabalho em Uberaba tem chamado atenção. De janeiro a junho de 2025, foram registradas 310 ocorrências, 27% a mais que no mesmo período do ano passado, incluindo 28 quedas de altura. A cidade já soma 338 acidentes graves e ocupa a quarta posição em mortes no trabalho em Minas, com 10 óbitos confirmados até agosto. A maioria das vítimas são homens entre 30 e 49 anos, com pedreiros, técnicos de enfermagem e trabalhadores agropecuários entre os mais afetados. A maior parte dos acidentes ocorre dentro das empresas, envolvendo quedas, impactos e cortes.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por