Entre os participantes confirmados estão representantes estaduais, pais e mães de santo e especialistas em patrimônio cultural. (Foto/Divulgação)
Uberaba recebe, entre os dias 17 e 19 de outubro, a 7ª edição do Encontro de Ogans e Raiz – Resgatando Memórias e Valorizando a História e Cultura Afro-brasileira. Com o tema “Funções, Nações e Toques”, o evento gratuito reunirá praticantes e simpatizantes das religiões de matriz africana em uma programação que une celebração, aprendizado e preservação de saberes populares. Entrada mediante 1kg de alimento não perecível.
A abertura oficial será no dia 17, às 18h30, na Escola Municipal Monteiro Lobato, com apresentações culturais e cerimônia com autoridades. Nos dias 18 e 19, as atividades seguem na Chácara Meirilaudo, no Recreio dos Bandeirantes, com rodas de conversa, oficinas, conferências e atrações musicais.
Realizado pela Associação Mineira de Clubes Sociais Negros, com apoio de entidades culturais e religiosas, o Encontro celebra a figura dos Ogans, responsáveis pela harmonia e condução dos rituais nos terreiros. O objetivo é promover o diálogo entre diferentes tradições e desmistificar preconceitos sobre os cultos afro-brasileiros.
Entre os participantes confirmados estão representantes estaduais, pais e mães de santo e especialistas em patrimônio cultural. A programação inclui apresentações de Jonathan Pires, Mika, Ekede Joice, Ogan Vinícius e Igor Benatti, além de oficinas sobre moda e história africana desenvolvidas com alunos da Escola Monteiro Lobato.
Segundo Ivan Urias, presidente da Associação de Ogans e organizador do evento, a proposta é reafirmar o protagonismo da comunidade afro-brasileira em Uberaba. “Nossa ideia sempre foi celebrar os nossos e demarcar um espaço seguro, de acolhimento, aprendizado e festa. Hoje vemos que atingimos esse objetivo e nos tornamos referência para várias regiões do país”, afirmou.
O Encontro de Ogans e Raiz teve sua primeira edição em 2019 e se consolidou como uma das principais ações culturais de combate ao racismo e valorização das tradições afro-brasileiras na cidade.