A Prefeitura de Uberaba confirmou a realização de 32.377 consultas e 56.300 exames entre janeiro e junho de 2025, por meio do Departamento de Gestão do Agendamento Eletrônico da Secretaria Municipal de Saúde. Os dados refletem o esforço da rede pública para ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera por atendimentos especializados.
Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados, das 7h às 17h, o setor tem adotado diversas estratégias para desafogar as filas por consultas, exames e cirurgias eletivas.
Segundo a secretária de Saúde, Valdilene Rocha, os resultados positivos são fruto da modernização dos fluxos de agendamento e da adoção de medidas como mutirões, protocolos de encaminhamento, teleconsultoria e contratação de prestadores parceiros. “Estamos aprimorando os fluxos de agendamento eletrônico e atuando em diversas frentes para diminuir o tempo de espera da população”, afirmou.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a fila para consulta com cardiologia, que em outubro de 2024 somava 2.383 pacientes, foi reduzida para 11 em julho deste ano. A especialidade de neuropediatria caiu de 389 para nove pacientes no mesmo período. Em ginecologia e obstetrícia, a fila passou de 855 para oito pacientes. As demandas por cardiologia e endocrinologia estão atualmente em dia.
O agendamento eletrônico é realizado exclusivamente pelo número (34) 3331-2700, que faz apenas chamadas e não recebe ligações. Caso o paciente não possa comparecer, é fundamental comunicar previamente pelos telefones (34) 3331-2757 ou 0800 942 3160, para evitar desperdício de vagas.
A Secretaria também reforça a importância de manter os dados cadastrais atualizados. Pacientes que confirmam o agendamento, mas não comparecem, são automaticamente excluídos da fila eletrônica e precisam reiniciar o processo a partir de nova avaliação médica na Unidade Básica de Saúde (UBS).