PREVENTIVAMENTE

Uberaba decreta emergência em saúde por síndrome respiratória

Publicado em 27/05/2025 às 05:47
Compartilhar
De acordo com a secretária de Saúde, Valdilene Rocha, a adesão tem como objetivo ampliar a capacidade de resposta do município frente à possível piora do cenário em Uberaba (Foto/Banco de Imagens)

De acordo com a secretária de Saúde, Valdilene Rocha, a adesão tem como objetivo ampliar a capacidade de resposta do município frente à possível piora do cenário em Uberaba (Foto/Banco de Imagens)

A Secretaria Municipal de Saúde de Uberaba publica nesta segunda-feira (26), no jornal Porta-Voz, o decreto de emergência em saúde pública por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). A medida segue orientação estadual e tem caráter preventivo, considerando o aumento de casos de síndromes respiratórias na macrorregião Triângulo Sul, da qual Uberaba é cidade-sede. A decisão foi tomada após reunião com a Superintendência Regional de Saúde e representantes dos municípios da região.

De acordo com a secretária de Saúde, Valdilene Rocha, a adesão tem como objetivo ampliar a capacidade de resposta do município frente à possível piora do cenário. “Considerando que Uberaba é sede de macrorregião e que estamos monitorando os dados epidemiológicos, e percebemos o aumento significativo de Síndrome Respiratória Aguda Grave, decretamos emergência de forma preventiva, para que possamos nos estruturar melhor e, se vier uma curva muito alta, estarmos preparados para contratações emergenciais e ampliação de leitos, se for o caso. Assim conseguiremos atender tanto Uberaba quanto a macrorregião”, explicou.

A secretária destacou ainda que o decreto abre caminhos importantes para garantir reforços na rede de atenção. “A adesão nos possibilita investimento do Ministério da Saúde e do Estado, com recursos voltados para custeio de leitos de UTI e leitos clínicos pediátricos. Inclusive, o Estado antecipa o repasse de dois meses para que possamos nos preparar e garantir atendimento adequado, se necessário”, explicou a titular da Saúde.

A secretária reforçou que o cenário atual em Uberaba está sob controle, especialmente no atendimento pediátrico. A adesão ao decreto tem foco em garantir planejamento e estrutura diante do avanço dos casos em outras regiões do Estado.

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por