Cerimônia de certificação ocorre nesta quinta-feira (11), às 8h, com 19 participantes concluindo a formação em uso do smartphone e segurança digital.
(Foto/Divulgação)
A Unidade de Atenção ao Idoso (UAI), em Uberaba, certifica nesta quinta-feira (11) mais uma turma do curso Smart Idoso – Afeto que Conecta. Ao todo, 19 participantes concluem a formação voltada ao uso básico e seguro do celular.
Esta é a quarta turma do programa, que busca ampliar a autonomia dos idosos no dia a dia e reforçar práticas de segurança digital. Com 18 horas de carga horária, o curso teve duas aulas semanais, abordando desde funções essenciais do smartphone até cuidados para evitar golpes.
A psicóloga Gabriela Araújo do Espírito Santo destacou o perfil variado dos alunos. “Enquanto alguns já tinham mais habilidade, outros buscavam aprender o básico. Mas todos demonstraram muito interesse e dedicação, cada um avançando ao seu ritmo”, afirmou.
O instrutor Adriano Marinho Correia ressaltou o papel das famílias no processo de aprendizagem. “A família é primordial. Os idosos precisam se sentir confiantes para entrar no meio digital e realizar tarefas no smartphone. Para isso, os familiares precisam apoiar e confiar que eles são capazes”, disse.
A cerimônia de formatura será realizada na sede da UAI, na Avenida Leopoldino de Oliveira, 1.611, Parque do Mirante, a partir das 8h.
O Smart Idoso foi um dos projetos selecionados para apresentação na etapa Sudeste do encontro “Práticas que Conectam: Compartilhando Soluções para a Inserção Digital de Pessoas 60+”, promovido pela Anatel e pela Unesco.