AVANÇO

Uberaba lança programa Mais Genética para pequenos e médios produtores de gado

Iniciativa oferece assistência técnica, sêmens e treinamentos para melhorar genética bovina no município.

Publicado em 09/12/2025 às 19:47
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

Uberaba lançou nesta terça-feira (9) o Programa Uberaba Mais Genética, que visa aprimorar a genética bovina de pequenos e médios produtores com assistência técnica, doação de sêmens e treinamentos, começando a atuação efetiva no campo a partir desta quarta-feira (10).

O programa é fruto da parceria entre Prefeitura, ABCZ, Girolando, Sindicato Rural, Emater e Alta Genetics do Brasil. Ele busca fortalecer a produção de gado no município, oferecendo suporte técnico e recursos para melhorar o desempenho genético do rebanho.

Segundo o secretário do Agronegócio, Luís Renato Tiveron, o programa funcionará de forma integrada: “A Sagri e a Emater entram com os técnicos para as devidas visitas e avaliações das propriedades, inclusive, no tocante a parte nutricional; o Sindicato auxiliará no levantamento de produtores, além de ceder veterinários para as avaliações e execução dos protocolos; a ABCZ e a Girolando participam com doações de sêmens (500 cada), registros dos animais e conhecimentos. Por fim, a Alta entra com todos os materiais necessários e treinamentos”.

A prefeita Elisa Araújo destacou que o programa dá ao pequeno produtor acesso a tecnologia de ponta, aumentando a produção com menor custo: “Esta é a função da Prefeitura, por meio de uma somatória de esforços, proporcionar na ponta, a pequenos e médios, condições para que eles cresçam e participem do desenvolvimento do município”. Ela acrescentou que os resultados podem ser percebidos a partir de 15 meses, com impacto ainda maior a médio prazo.

O presidente do Sindicato Rural de Uberaba, Vinícius Rios Rodrigues, comentou que a iniciativa maximizará o material genético disponível para os produtores. Já o vice-presidente da ABCZ, Arnaldo Manoel Machado Borges, afirmou que o programa segue a tradição de Uberaba no melhoramento genético: “Foi assim com o gado zebu e tem tudo para efetivar-se também, neste programa direcionado ao pequeno produtor, alertando para a necessidade de equilibrar genética e manejo”.

Guilherme Marquês, gerente Nacional de Leite da Alta Genetics, ressaltou que o investimento em genética é permanente e trará melhoria do rebanho, aumento da produção e maior poder aquisitivo para as famílias.

Os produtores interessados já podem procurar a Secretaria do Agronegócio para cadastro e agendamento da primeira visita técnica. O programa terá custo mínimo para o participante e, futuramente, deve ser totalmente subsidiado. Durante o lançamento, o vereador Luiz da Farmácia (PL), presidente da Comissão de Desenvolvimento do Agro na Câmara, anunciou emenda impositiva para auxiliar nas despesas do projeto.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por