Iniciativas em parceria com a UFMG incluem atendimento a pacientes oncológicos e cuidado voltado a servidores da saúde do município
Uberaba lança, nesta segunda-feira (12), no Hospital Hélio Angotti, novos programas voltados à saúde mental e à psico-oncologia, além do projeto “Cuidar de Quem Cuida”, que vai atender inicialmente 500 servidores municipais da área da Saúde. A iniciativa conta com parceria da UFMG e envolve a Secretaria Municipal de Saúde.
O lançamento oficial ocorre a partir das 11h, no Hospital Hélio Angotti, com a presença de representantes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), da Secretaria de Saúde de Uberaba, além de gestores e colaboradores da instituição hospitalar. Os programas têm como foco o fortalecimento do cuidado em saúde mental, tanto para pacientes oncológicos quanto para profissionais que atuam na rede pública.
O projeto “Cuidar de Quem Cuida” prevê atendimento imediato a 500 servidores públicos municipais da Saúde, com ações voltadas à promoção do bem-estar psicológico e à prevenção do adoecimento emocional dos trabalhadores que atuam diretamente na linha de frente do atendimento à população.
A implantação dos programas é resultado de um Termo de Cooperação firmado entre a UFMG e a Associação de Combate ao Câncer do Brasil Central (ACCBC), mantenedora do Hospital Hélio Angotti. O acordo foi publicado no Diário Oficial da União no dia 8 e prevê a incorporação de inovações tecnológicas em telemedicina e telessaúde, além da formação e atualização continuada de profissionais.
A proposta é aprimorar o cuidado ao paciente oncológico, incentivar práticas assistenciais mais humanizadas e contribuir para o fortalecimento de uma rede pública de saúde mais integrada e resolutiva, ampliando o acesso a serviços especializados em saúde mental.