Uberaba tem investido fortemente na aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar (Foto/Divulgação/Emater-MG)
A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Uberaba ocupa, pelo segundo ano consecutivo, o primeiro lugar em Minas Gerais na aplicação de recursos da agricultura familiar para alimentação escolar. Em 2024, a regional atingiu índice de 56,01% de execução dos valores destinados à compra de alimentos produzidos por pequenos agricultores locais.
Com mais de 50 mil alunos matriculados em 89 escolas estaduais de 25 municípios do Triângulo Sul, a SRE de Uberaba tem investido fortemente na aquisição de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar. O objetivo é garantir refeições mais saudáveis, diversificadas e produzidas com alimentos frescos, ao mesmo tempo em que fortalece a economia regional.
Entre os itens fornecidos por produtores da região estão hortifrutigranjeiros, carnes bovinas e suínas, frango, iogurte e filé de tilápia. O nutricionista da SRE Uberaba, Túllio Caetano Maia, destaca que o trabalho começou com um esforço conjunto para ampliar e qualificar o cardápio escolar com itens da agricultura familiar.
“Nosso objetivo sempre foi diversificar e qualificar cada vez mais os alimentos oferecidos aos estudantes. O resultado desse esforço é um cardápio variado e com produtos de qualidade, todos provenientes da agricultura familiar”, afirma Maia.
Segundo o Censo Agropecuário do IBGE, a agricultura familiar representa 77% dos estabelecimentos agropecuários do país. Mesmo com desafios como acesso a crédito e infraestrutura, o setor continua responsável por grande parte dos alimentos consumidos no Brasil — e sua integração à merenda escolar é vista como estratégica.
O bom desempenho da Regional de Uberaba é atribuído ao trabalho conjunto das equipes, com destaque para a Diretoria Administrativa e Financeira (DAFI), que coordena diretamente o processo de compras.
A liderança de Uberaba na execução de recursos da agricultura familiar reforça o compromisso da SRE com uma gestão eficiente e com o desenvolvimento local, consolidando a cidade como referência em políticas públicas voltadas à alimentação escolar de qualidade.