Iniciativa faz parte do programa estadual “Conheça seu Amigo”, que busca identificar cães e gatos por meio da microchipagem em todo o Estado
Uberaba será contemplada com quase 5 mil microchips doados pelo Governo de Minas Gerais para identificação de cães e gatos (Foto/Divulgação)
Uberaba será contemplada com quase 5 mil microchips doados pelo Governo de Minas Gerais para identificação de cães e gatos. A informação foi dada pelo secretário de meio Ambiente, Edno Silveira, em entrevista ao JM. A iniciativa faz parte do Programa “Conheça seu Amigo”, que busca registrar no mínimo 10% da população de animais domésticos do Estado, especialmente os de rua, os pertencentes a famílias de baixa renda e os sob tutela de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) e lares temporários.
Edno destacou a importância do recurso, que já é amplamente utilizado em Uberaba para animais que passam pelos mutirões de castração e convênio com o Hospital Veterinário da Uniube (HVU). “Todo animal que passa por atendimento no convênio do HVU ou na castração é chipado. Se ele estiver abandonado ou fugiu, a gente consegue identificar com aparelho e sabe de quem é o animal”, explicou.
Cada animal recebe um registro em ficha, um cartão e uma medalha com QR Code, que podem ser usados para consulta rápida de informações sobre o pet. Caso ele seja encontrado nas ruas, é possível identificar o tutor com a leitura do chip, acessando dados como nome, endereço e contatos. “É uma microchipagem universal; e temos um programa agora pelo governo do Estado que vamos receber quase 5 mil chips doados ao município”, finalizou o secretário.
Como funciona o programa
O sistema de registro foi criado em obediência à Lei Estadual nº 21.970, de 15 de janeiro de 2016. Trata-se de uma plataforma informatizada que permite o cadastro de cães e gatos e de seus tutores, compondo um banco de dados que servirá de apoio à formulação de políticas públicas voltadas para a saúde e bem-estar animal.
Para participar, os municípios solicitam à Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) a criação de usuários. Clínicas veterinárias, OSCs e unidades móveis de esterilização também podem ser habilitadas como parceiras, passando a ter acesso ao sistema para registrar os animais que atendem.