DE OLHO!

Uberaba pode ter monitoramento por câmeras 360º em cemitérios e Ecopontos

Dandara Aveiro
Publicado em 02/11/2025 às 13:37
Compartilhar

Projeto tem como objetivo ampliar o monitoramento, prevenir atos de vandalismo e reforçar a fiscalização ambiental (Foto/Divulgação)

A Prefeitura de Uberaba planeja a instalação de câmeras 360º em todos os cemitérios municipais e em áreas críticas de descarte irregular de lixo. O projeto, em fase de elaboração, será conduzido pela Secretaria de Serviços Urbanos e Obras (Sesurb), em parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), e tem como objetivo ampliar o monitoramento, prevenir atos de vandalismo e reforçar a fiscalização ambiental. 

De acordo com a superintendente Thaisa Meneghello, os cemitérios receberão câmeras de alta resolução, capazes de registrar movimentações internas e externas, inclusive em áreas próximas aos muros, onde há registros de invasões durante a noite. “Tem que ser mais de uma câmera por cemitério, porque as áreas são muito grandes. A ideia é colocar os equipamentos em postes, com visão de 360º, permitindo que os vigias internos e a central de segurança tenham acesso às imagens em tempo real”, explicou. 

A proposta ainda não tem custo estimado nem número total de câmeras definido. Segundo Thaisa, o projeto depende da integração entre os setores envolvidos e da estrutura de monitoramento da SSP. “Precisamos montar uma mini central própria e interligá-la à central de segurança pública. Por isso ainda não há previsão de licitação, estamos estruturando o formato operacional”, acrescentou. 

Além dos cemitérios, a ação abrangerá os 11 Ecopontos do município e mais de 200 locais mapeados com descarte irregular. A implantação começará pelos pontos mais críticos, com cerca de 10 a 15 câmeras na primeira etapa. “Em muitos casos, temos descarte irregular até na porta dos Ecopontos. Então o monitoramento vai ajudar na identificação e responsabilização dos infratores, com apoio do Departamento de Posturas para lavrar as infrações”, destacou. 

Thaisa também afirmou que a Sesurb estuda a possibilidade de integrar o sistema de vigilância com câmeras particulares, pertencentes a moradores e comerciantes interessados em colaborar. “Isso exige um estudo técnico e jurídico, mas podemos avançar em uma segunda fase, junto com a Secretaria de Segurança Pública, avaliando como viabilizar essa parceria com a comunidade”, disse. 

O projeto complementa o trabalho já em andamento nos cemitérios municipais, especialmente após as denúncias de abandono e risco sanitário no Cemitério Medalha Milagrosa. Em ação recente, cerca de 10% das sepulturas passaram por reparos ou fechamentos para garantir segurança e preservação do espaço. As câmeras devem ajudar a evitar novas ocorrências de vandalismo e a proteger o patrimônio público e privado. 

Em relação aos descartes irregulares, a medida reforça o pacote de ações lançado pela administração municipal, que inclui a instalação de placas informativas com os valores das multas, que podem chegar a R$ 7.112,63.  Até o momento, 93 autos de infração foram lavrados, sendo 64 convertidos em penalidades

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por