(Foto/Divulgação)
A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira (6) a Campanha de Multivacinação de Crianças e Adolescentes, com o objetivo de atualizar a caderneta vacinal de quem ainda não completou o esquema de imunização. As ações estão sendo realizadas nas unidades de saúde e também nas escolas da rede pública.
A iniciativa segue a programação do Ministério da Saúde e ocorre até o dia 31 de outubro em todas as unidades de saúde do município. O “Dia D” de mobilização está marcado para o sábado, 18 de outubro.
“Nós começamos a campanha de multivacinação para levar às unidades de saúde o público que está com os cartões em atraso, para que se imunizem e coloquem as suas doses em dia. É importante destacar que o público-alvo dessa campanha é de crianças e adolescentes até 15 anos de idade, mas as doses estão disponíveis para todas as faixas etárias. Nós temos unidades que funcionam até as 20h e outras até as 16h. Então, é importantíssimo verificar qual a unidade mais próxima e colocar o cartão de vacina em dia o quanto antes”, destacou a enfermeira e referência técnica da Central de Vacinas, Priscilla Amaral.
Todas as vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação 2025 estão disponíveis, incluindo imunizantes contra poliomielite e Covid-19, contemplando os esquemas vacinais de crianças e adolescentes. Entre as prioridades estão o resgate de não vacinados contra HPV, febre amarela e sarampo.
Nesta segunda-feira (6), a vacinação foi realizada na Escola Municipal Madre Maria Georgina e na Escola Estadual Fidélis Reis, além das unidades de saúde. Nesta terça-feira (8), as ações continuam na Escola Estadual Carmelita Carvalho.
Dez unidades de saúde com atendimento em horário estendido ofertam vacinação até as 20h. São elas:
UBS Edson Luiz Fernandes (Residencial 2000); UBS Dr. João Francisco Naves Junqueira (Rio de Janeiro); UMS Maria Tereza de Freitas (Bairro de Lourdes); USF Dr. Romes Cecílio (Morumbi); UMS Professor Aluízio Prata (Elza Amui); UMS Nossa Senhora da Abadia (Abadia); UMS Valdemar Hial Júnior (Fabrício); UMS Álvaro Guaritá (Valim de Melo); UMS Roberto Árabe Abdanur (Mercês) e UMS Ézio de Martino (Boa Vista).