
(Foto/Divulgação)
Entre agosto e novembro de 2025, a Prefeitura de Uberaba contabilizou 2.088 testes de DNA-HPV, reforçando ações de rastreio e prevenção do câncer de colo do útero para mulheres de 25 a 64 anos.
O exame de DNA-HPV é mais sensível que o tradicional Papanicolau, possibilitando identificar alterações antes do surgimento de lesões no colo do útero. “O novo exame potencializa as chances de tratamento. Com o teste de DNA-HPV conseguimos identificar alterações precocemente, o que amplia consideravelmente as possibilidades de cuidado. É fundamental que as mulheres procurem a UBS mais próxima para realizar o exame”, afirmou a diretora de Atenção à Saúde, Aline Tristão.
A coleta começou em 15 de agosto, em duas unidades-piloto, Beija-Flor e Volta Grande, e foi ampliada em outubro para todas as 40 Unidades Básicas de Saúde urbanas e rurais, abrangendo as 56 equipes da Estratégia de Saúde da Família.
Mulheres com resultado alterado recebem acompanhamento e tratamento na própria rede municipal, garantindo cuidado contínuo. Quando o exame não detecta HPV, o intervalo recomendado entre coletas é de cinco anos, segundo a diretora.
“O diagnóstico precoce salva vidas, e esse exame representa uma importante oportunidade de prevenção acessível na nossa rede”, reforçou Aline Tristão.