A população pode solicitar a visita de agentes ou denunciar focos do mosquito pelo disque-dengue, no telefone 3317-4660 (Foto/Divulgação PMU)
Do início de janeiro até a primeira quinzena de setembro de 2025, os mutirões de combate à dengue em Uberaba resultaram no recolhimento de 83,9 toneladas de materiais que poderiam servir de criadouros para o mosquito Aedes aegypti. O trabalho é conduzido pelos Agentes de Combate a Endemias do Centro de Controle de Endemias e Zoonoses.
De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Luiza Mendonça Oliveira, mais de 200 agentes estão em atividade diariamente em pontos estratégicos da cidade, realizando tratamento focal nos bairros, bloqueios costais e ações educativas. “O combate à dengue não tem folga, os agentes realizam as vistorias e orientam a população o ano todo, de segunda a sábado, principalmente em momentos de estiagem como estamos vivenciando”, destacou.
Além das visitas às residências, a equipe de educação em saúde já promoveu mais de 100 ações em escolas, instituições religiosas e empresas em 2025, com atividades como teatro, palestras, oficinas de reciclagem e estandes educativos. Fernanda reforça que a colaboração da população é essencial. Ela recomenda atenção a recipientes nos quintais, higienização de bebedouros de animais, pratos de vasos de plantas e calhas, já que grande parte dos focos é encontrada dentro das próprias casas.
A população pode solicitar a visita de agentes ou denunciar focos do mosquito pelo disque-dengue, no telefone 3317-4660. Já instituições interessadas em receber atividades educativas devem entrar em contato pelo 3315-4173.