SAÚDE EM DIA

Uberaba garante vacinas básicas e supera média nacional de cobertura

Herpes-zóster segue fora do SUS e população aguarda incorporação da vacina

Dandara Aveiro
Publicado em 21/09/2025 às 16:10
Compartilhar
Até junho deste ano, a realidade de muitas cidades brasileiras era diferente (Foto/Divulgação)

Até junho deste ano, a realidade de muitas cidades brasileiras era diferente (Foto/Divulgação)

A coordenadora da Central de Vacinas de Uberaba, Priscilla Amaral, afirmou em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, que o município não registra desabastecimento de vacinas primárias. Segundo ela, todos os imunizantes do calendário nacional estão disponíveis nas unidades de saúde, mesmo que, em alguns casos, a quantidade recebida tenha sido menor que a solicitada. 

Amaral explicou que alguns imunizantes, como a antirrábica e a varicela, chegaram em quantidade inferior à demanda, mas, ainda assim, o município mantém estoque suficiente para atender a população. Apenas no último fim de semana, por exemplo, foram recebidas mais de 900 doses da varicela, embora a solicitação inicial fosse de 4 mil. 

“A varicela teve um problema recente no laboratório. Algumas vacinas acabam enfrentando dificuldades por falta de insumos, principalmente quando esses insumos dependem de situações específicas, como o uso de animais na produção ou a manipulação de determinados vírus”, explicou a coordenadora. 

Até junho deste ano, a realidade de muitas cidades brasileiras era diferente. Um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) mostrou que um em cada três municípios do país enfrentava falta de vacinas essenciais, como varicela, tetraviral, Covid-19 e dengue. Em Minas Gerais, 51% das cidades relataram desabastecimento. Uberaba, por sua vez, garantiu a regularidade da oferta, à época

Herpes-zóster segue fora da rede pública 

Apesar da normalidade no fornecimento de vacinas primárias, Priscilla destacou que a dose contra herpes-zóster ainda não está disponível em Uberaba, pelo SUS. Segundo ela, trata-se de um imunizante caro na rede particular e que já deveria ter sido incorporado ao calendário nacional. “É uma vacina que precisa muito ser disponibilizada. A gente luta bastante por isso, porque já passou da hora de estar acessível para a população”, disse. A expectativa é que o governo avance na análise em consulta pública para decidir pela inclusão da dose. 

Em abril deste ano, o Ministério da Saúde encaminhou à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) um pedido de avaliação para incluir a vacina contra o herpes-zóster na rede pública. A pasta informou que a análise ainda dependeria de parecer técnico e envolveria etapas como estudo científico, viabilidade e pactuação entre União, estados e municípios. O ministro Alexandre Padilha chegou a afirmar que a incorporação do imunizante era prioridade da gestão. Entretanto, até o momento, não há prazo definido para que a vacina passe a integrar o calendário nacional e chegue efetivamente às unidades de saúde de Uberaba. 

Cobertura vacinal em alta 

O atual cenário mostra que Uberaba tem apresentado melhora nos índices de imunização. Dados do Ministério da Saúde apontam que, nos primeiros sete meses de 2025, a cidade já atingiu 99% de cobertura para a BCG e superou a média nacional em vacinas como Hepatite B, Tríplice Viral, Pneumo e dTpa adulto. O desempenho coloca o município acima dos patamares registrados no país e em Minas Gerais. 

Assuntos Relacionados
Compartilhar
Logotipo JM OnlineLogotipo JM Online

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

Logotipo JM Magazine
Logotipo JM Online
Logotipo JM Online
Logotipo JM Rádio
Logotipo Editoria & Gráfica Vitória
JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por