NO CENÁRIO

Uberaba se consolida como polo cultural com sucesso do Festival de Inverno de Peirópolis

Publicado em 28/07/2025 às 20:18
Compartilhar

(Foto/Divulgação)

O Festival de Inverno de Peirópolis encerrou a 6ª edição este ano, neste domingo, 27, registrando uma média de público de 5 mil pessoas de Uberaba e região em cada um dos três dias de shows no geossítio que dá nome ao evento. 

Com o tema “A Arte que nos Habita – em Tom Maior”, o Festival organizado pela Fundação Cultural de Uberaba “Professor Antônio Carlos Marques” (FCU), em parceria com a Prefeitura e apoiadores, ofereceu uma programação gratuita e diversificada, de 20 a 27 de julho, consolidando-se como um dos principais eventos culturais do Estado.
 
"Com shows de artistas nacionais e regionais, oficinas culturais, exposições de arte e feiras de artesanato, o festival transformou a cidade em um vibrante centro de difusão artística", afirmou o presidente da FCU, Cássio Facure. 
Entre as atrações musicais, destacaram-se apresentações como Black Pantera Acústico, Renato Quase Russo, Edson Santana, Ivan Barreto, Venosa, Pedro Amui e Ana Cañas, além de nomes regionais como Irmãos McCoy, Waldemar e Banda, e Chavala.
 
As oficinas culturais espalhadas por vários pontos da cidade foram mais uma vez um dos grandes diferenciais, oferecendo capacitação em diversas linguagens artísticas. O Festival ofereceu desde produção audiovisual de baixo orçamento com a ArteBarata Filmes; Pintura Contemporânea - Uma Introdução Experimental, com Rodrigo Freitas; Desenho de Locação - Sketch Urbano, com José Augusto Petrillo; História da Arte até técnicas de cerâmica japonesa, tecelagem, bordado livre e percussão africana, ministradas por mestres como Makoto Fukuzawa, Hanna de Oliveira Coelho e Mestre Tico.

 
A programação ainda incluiu exposições coletivas, como a mostra na Galeria Rachel Machado e "Tecelagem Manual no Triângulo Mineiro", no Mada, além de atividades literárias com sarau poético e mesa de autógrafos. O encerramento foi marcado pela tradicional Feira de Arte e Artesanato, que reuniu expositores locais.
 
“O sucesso do Festival de Inverno de Peirópolis 2025 reforça a importância do trabalho realizado pela Fundação Cultural de Uberaba para fortalecer a cultura na região. O evento não apenas movimentou o turismo, mas também consolidou Uberaba como um polo cultural de referência em Minas Gerais, valorizando artistas locais e proporcionando acesso democrático à arte em suas múltiplas expressões”, finalizou Cássio.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por