Até a ativação do novo polo, os cumprimentos seguem feitos em Uberlândia, o que exige uma logística exclusiva e, muitas vezes, demorada
A tornozeleira eletrônica é usada como medida cautelar e alternativa à prisão preventiva (Foto/Divulgação/Agência Cora Coralina de Notícias)
Uberaba será a sede do novo polo regional de instalação e monitoramento de tornozeleiras eletrônicas da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp), que inclui toda a região Triângulo Sul. A novidade foi revelada nesta segunda-feira (7), durante a abertura da programação municipal do Agosto Lilás, mês de conscientização contra a violência doméstica.
Os casos de violência doméstica em Uberaba ainda são preocupantes. A rede de combate ao crime recebe mais de 100 mulheres por mês e, deste número, cerca de 15 medidas protetivas são realizadas pela Delegacia da Mulher em 48 horas.
À Rádio JM, nesta terça-feira (8), equipe da Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica (PPVD) da Polícia Militar revelou que foi anunciado um importante reforço nas ações de coibição e trato dos casos. "Uberaba não contava, até ontem, com um polo de instalação de tornozeleiras eletrônicas. Agora, nós teremos. Quando falamos de prisão dos autores de violência doméstica, temos que lembrar que, muitas vezes, ele é o provedor de uma família. A solução não é só o encarceramento, precisamos fazê-lo entender a gravidade do assunto e garantir que ele pare", avaliou a sargento Carla Collenghe.
Veja alguns casos recentes: Flagra de traição termina em violência doméstica e prisões no Chica Ferreira
Até a ativação do novo polo, os cumprimentos seguem feitos em Uberlândia, o que exige uma logística exclusiva e, muitas vezes, demorada. Panorama que deve mudar com o novo equipamento.
O juiz Fabiano Garcia Veronez, titular da 2ª Vara Criminal e diretor do Foro da comarca de Uberaba, avalia que o novo polo será essencial para o trabalho de coibição dos crimes de violência doméstica. "Junto com o trabalho da PPVD, será de muita ajuda para o enfrentamento, e vai me trazer maior segurança para as minhas decisões. O polo trará maior segurança e celeridade, tudo será feito aqui", revelou o juiz.
O diretor da 5ª Risp, Itamar Rodrigues, ressalta que o polo será essencial para atender a alta demanda de Uberaba e região. "A maior diferença é o deslocamento. Hoje dependemos de Uberlândia, o que pode traz um certo atraso em todo o sistema. Agora teremos agilidade no cumprimento das medidas. Por semana, lidamos com 20, 30 decisões para instalação de tornozeleiras eletrônicas, e elas passarão a ser feitas aqui", considerou.