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Constante alvo de reclamações na assistência à saúde municipal, o atendimento psiquiátrico de Uberaba mantém números aquém do necessário. A avaliação é da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que conta com 10 psiquiatras para atender uma fila eletrônica de 4.230 pacientes, conforme os dados atualizados da pasta.
Atualmente, pacientes da ala de psiquiatria são atendidos pela Rede de Atenção Psicossocial, composta por dois Centros de Atenção Psicossocial (Caps) Adult Dr Inácio Ferreira e Maria Boneca, 1 Caps infanto-juvenil, 1 Caps ad III e o ambulatório em saúde mental (SIAP). A dezena de profissionais é dividida entre cinco nos Centros e cinco no ambulatório.
De janeiro a agosto, de acordo com dados do Sistema TabWin, foram realizadas 10.607 consultas psiquiátricas, com média de 1.515 consultas/mês e 69 consultas/dia. Caso o parâmetro seja mantido até o fim do ano, e não haja aumento da demanda, cerca de 1.260 pessoas ainda aguardariam por atendimento na rede no ano que vem.
A Saúde explica que os atendimentos são realizados por meio de um sistema interno, sem acessar a fila eletrônica, e por isso a demanda aumenta. Em resposta aos questionamentos, a secretaria garante que foi iniciado um treinamento e estruturação do serviço para iniciar a convocação dos pacientes pela fila eletrônica, com previsão de início em janeiro.
No entanto, na análise da própria pasta, o número de profissionais é aquém do necessário. “A Diretoria de Atenção Psicossocial entende que há necessidade de contratação de mais profissionais para suprir toda a assistência em saúde mental e que isso tem sido discutido com a gestão, que tem nos atendido dentro do possível”, diz, em nota.