As 25 autoescolas de Uberaba estão lotadas de candidatos, mas apenas 40% delas conseguem ter 60% de aprovação de alunos, como determina o Detran. O delegado de Trânsito, Paulo Delladona, afirma que todos os meses, cera de 1.300 pessoas fazem a prova de legislação e cerca de 1.500 fazem a de direção (entre veículos e motos), mas o índice de aprovação é baixo, principalmente depois das mudanças na realização das provas, em que o candidato tem que passar primeiramente pela baliza.
Paulo afirma que no início da nova legislação, o índice de aprovação era de apenas 25%. “Agora já melhorou um pouquinho, chegando aos 40%”, diz. “Mesmo assim, no percurso da prova ainda deixam a desejar”, completa o delegado. Para ele, a estatística comprova que há mais rigor na formação de condutores. Já a média de aprovação das provas de legislação varia entre 60% e 70%.
Uma curiosidade da tentativa de se tornar um cidadão habilitado, é que a maioria dos candidatos são mulheres. E mesmo com tantos acidentes de moto registrados na cidade, a grande procura é por CNH de carro.
As provas de direção para carro são realizadas nas imediações da praça da Mojiana, duas vezes por semana e atinge cerca de 300 pessoas. Já para as provas de moto, a autopista recebe cerca de 120 candidatos uma vez por semana.