A reconstrução de um trecho da estrada rural URA 425, na região do Borgico, em Uberaba, deve ter início até o final do primeiro semestre deste ano. A intervenção foi definida após reunião entre representantes da Prefeitura e da Usina Uberaba e prevê melhorias estruturais em quase oito quilômetros da via, importante para o escoamento da produção agrícola e o deslocamento de moradores da região.
O trecho a ser recuperado liga o Posto Caxuxa, na BR-050, à Fazenda Agronelli, totalizando 7,6 quilômetros. A obra não inclui asfaltamento, mas contempla a reconstrução completa da estrada, com elevação do greide, implantação de base e sub-base, compactação do solo, além da construção de canais de drenagem e bolsões para escoamento das águas pluviais.
Atualmente, a Usina Uberaba executa serviços de topografia e levantamentos geológicos no local. Segundo o diretor da empresa, Marco Antônio Balbo, também foi criada uma comissão para definir o modelo de contratação da empresa responsável pela execução da obra. “Também foi formada uma comissão, com dois representantes do Estado de Minas e um terceiro da usina, que apontará os moldes da contratação de empresa, por parte da Usina Uberaba, para executar a obra”, afirmou.
A recuperação da URA 425 é considerada estratégica para a mobilidade rural da região do Borgico, atendendo produtores, trabalhadores e estudantes que utilizam o transporte escolar municipal. A Secretaria do Agronegócio deve se reunir, nos próximos dias, com produtores lindeiros à estrada para repassar informações e orientações sobre o andamento dos trabalhos.
Ainda não há data exata para o início das obras, que dependerá da conclusão dos estudos técnicos e da contratação da empresa executora.