CIDADE

Uberabenses poderão acompanhar próximo eclipse em um observatório

Publicado em 16/06/2011 às 11:11Atualizado em 19/12/2022 às 23:46
Compartilhar

Uberabenses de várias partes da cidade tiveram oportunidade de ver o primeiro eclipse da lua no ano de 2011 ontem. Quem perdeu esta chance poderá aproveitar o segundo fenômeno, previsto para acontecer dia 10 de dezembro, só que desta vez com mais tecnologia. A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) já adquiriu um telescópio astronômico.

O eclipse lunar começou às 16h20, mas aqui, na região do Triângulo Mineiro, só foi possível começar a vê-lo a partir de 17h30, que é o horário em que a lua nasce para nós. Neste caso, os uberabenses só puderam ver o eclipse quando metade da lua já estava sombreada. Como previsto, o fim do fenômeno aconteceu por volta de 19h, depois de apresentar uma cor acobreada. Segundo o professor de Física da UFTM, Marcos Dionísio Moreira, o eclipse lunar nada mais é do que a sombra da Terra projetada sobre a lua.

Observatório. De acordo com o doutor em Nanotecnologia, um telescópio foi comprado pela universidade, mas que ainda não foi instalado. “Há a possibilidade de construirmos um local específico para abrigar esse equipamento. Por enquanto estamos planejando projetos para movimentar o telescópio antes da instalação, que deve funcionar em Peirópolis”, afirma Marcos.

No momento, o primeiro projeto a ser iniciado é o curso de férias Introdução à Astronomia e Astrofísica, que será ministrado pelo professor gratuitamente à população interessada. As inscrições devem abrir pelo site da UFTM (www.uftm.edu.br) a partir das próximas semanas. Marcos Moreira destaca ainda que quando tudo estiver pronto a intenção é fazer uma parceria com escolas do município para levar os alunos até o observatório, mas também abrir à visitação da comunidade.

 

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por