Um dos mais importantes vestibulares de Minas Gerais aconteceu no sábado, dia 8, na UFTM. Na primeira fase, cerca de 8.300 candidatos realizaram as provas
Um dos mais importantes vestibulares de Minas Gerais aconteceu no sábado, dia 8, na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM). Na primeira fase, cerca de 8.300 candidatos realizaram as provas, sendo convocados para a segunda fase 3.325. Houve abstenção de 10,55%, com a ausência de 315 pessoas.
De acordo com o pró-reitor de ensino da UFTM, Acir Mário Karwoski, o vestibular ocorreu tranquilamente, com as mudanças esperadas pela comissão de vestibular. Acir considera que um dos pontos fortes deste vestibular foi a infraestrutura modificada para atender à demanda de candidatos, que puderam fazer a prova em cinco locais diferentes da cidade. Ele conta que antes era realizado somente em dois locais. A segunda fase contou com três locais, o que para ele, foi positivo, pois não houve atraso de candidatos.
A classificação final será divulgada a partir do dia 24 de janeiro. Após o resultado final, os convocados em 1ª Chamada devem ficar atentos aos prazos de pré-matrícula, para o preenchimento obrigatório de cadastro no site da UFTM e as datas diferenciadas de matrícula, de acordo com a opção de curso. Também os candidatos da lista devem estar atentos ao calendário de convocações.
Acir comentou também que a comissão de vestibular havia pedido mudanças na concepção das questões, para a Vunesp, realizadora das provas. “As mudanças foram significativas, as questões estavam menos decorebas e mais interpretativas, com mais leitura e mais intelectual”, completa.
Nesta etapa, os vestibulandos responderam 20 questões de conhecimentos específicos, valendo 80 pontos. Foram aplicadas quatro provas diferenciadas, considerando-se: cursos da área de Saúde e Ciências Biológicas; licenciaturas em Física, Matemática, Química e Engenharias; Geografia, História, Letras e Serviço Social; e Psicologia. Já o tema da redação foi o mesmo para todos os candidatos. Uma charge e dois textos foram apresentados como base para os vestibulandos elaborarem a redação com o tema “Educaçã aprender conteúdos ou transformar a sociedade?”.
O pró-reitor de ensino ainda cita que o curso de medicina continua sendo o mais procurado na UFTM, seguido pelo de Engenharia Civil e Psicologia. E lembra que o nível dos candidatos merece destaque, como a primeira colocada na primeira fase, para o curso de medicina, Talita de Araújo Pereira, que é aluna oriunda de escola pública de Belo Horizonte.