Processo de escolha do novo reitor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) só deverá acontecer em 2010. O regimento geral da instituição ainda está sendo discutido no colegiado, e somente após a definição sobre o documento será possível dar início à consulta da comunidade acadêmica para elencar os candidatos.
Pré-candidato ao posto, o reitor pro tempore da UFTM, Virmondes Rodrigues Júnior, afirma que o colegiado ainda está apreciando o regimento e a expectativa é só terminar o trabalho em 2010. “A escolha do novo reitor só sairá para esse ano se o ritmo de andamento aumentar muito”, declara.
Virmondes conta que o colegiado tem reuniões semanalmente, mas as três últimas foram suspensas devido à falta de quórum. Ele argumenta que os assuntos mais polêmicos do regimento já foram definidos e agora está na fase de discussão dos critérios para os cursos de graduação e pós-graduação, o que poderia ser o motivo para a baixa frequência do colegiado.
Com participação de estudantes, professores e técnicos da UFTM, o texto do regimento foi concluído em agosto e enviado para análise do colegiado. A minuta estabelece as regras para a consulta à comunidade acadêmica, que votará para escolher o nome que encabeçará a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação para decisão final sobre a reitoria.