Hoje é o último dia para realizar a quitação eleitoral. (Foto/Divulgação)
Termina nesta segunda-feira (19) o prazo para que eleitoras e eleitores que não votaram e ainda não justificaram ausência nas últimas três eleições regularizem a situação junto à Justiça Eleitoral. Quem não quitar pendências ou atualizar o cadastro poderá ter o título de eleitor cancelado. Em Uberaba, o cartório eleitoral registra longas neste último dia do prazo. A orientação é que quem puder priorize o atendimento online para evitar esperas e agilizar o processo.
A regularização pode ser feita de forma rápida e gratuita pelos canais oficiais do TSE, como o site de Autoatendimento Eleitoral, o aplicativo e-Título ou presencialmente no cartório eleitoral. Caso haja multa por ausência, o pagamento pode ser feito por boleto, Pix ou cartão. Pessoas que não puderem arcar com o valor podem solicitar dispensa ao juiz eleitoral.
Segundo levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mais de 11.500 pessoas estão em risco de perder o documento no município. A maioria dos faltosos está na faixa etária entre 25 e 29 anos, com predominância masculina. Ao todo, Uberaba tem 238.947 eleitores aptos, sendo que mais de 11.800 não compareceram às urnas nos últimos pleitos.
Além de garantir o direito ao voto, manter o título regular é requisito para uma série de atividades civis, como tirar passaporte, inscrever-se em concursos públicos, tomar posse em cargos, renovar matrícula em instituições de ensino e obter documentos oficiais.
O cancelamento do título não se aplica a pessoas com voto facultativo, como menores de 18 anos, maiores de 70 anos, pessoas não alfabetizadas e pessoas com deficiência que comprovem dificuldade extrema para votar.