BEBA ÁGUA

Umidade pode chegar a 10% em Uberaba nesta quinta; veja previsão

Tito Teixeira
Publicado em 24/08/2023 às 10:48Atualizado em 24/08/2023 às 10:50
Compartilhar

Tempo seco em Uberaba, com baixa umidade do ar (Foto/Arquivo JM)

Onda de calor que levou os termômetros a alcançarem níveis recordes continua sobre Uberaba nesta quinta-feira (24). Por volta das 10h da manhã o termômetro marcava 30°C. A máxima prevista para o dia é de até 37ºC. A climatologista Wanda Prata, em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, alertou para a baixa umidade, com essa onda de calor. No início da manhã, era de 29%, mas pode chegar a 10% ao longo do dia.

“Isso é gravíssimo. É necessário que as pessoas tenham cuidado maior com a hidratação. Essa secura pode causar irritação na garganta, dor de cabeça, cansaço, o nariz ressecado pode sangrar. E para a sexta-feira (25) também a umidade deve ficar baixa”, alerta a climatologista.

Conforme Wanda Prata, a partir de sábado (26) haverá uma pequena queda nas temperaturas. Mas, com os termômetros na casa dos 30°C. No domingo (27), pode ficar abaixo dos 30°C.

“Na segunda-feira (28), devermos ter um dia nublado. Somente na terça-feira (29) deveremos ter chuva. A atmosfera está muito ionizada e deveremos ter muitos raios. As chuvas devem ocorrer até na quinta-feira (31). Aí, entraremos em setembro, com temperaturas mais amenas. As chuvas devem ficar um pouco mais difíceis. Pode ser que ocorra alguma chuva no fim de setembro. As chuvas virão em outubro, mas a princípio elas serão abaixo da média até novembro”, ressaltou Wanda Prata.

Brasil

Em todo o Brasil segue a onda de calor. Segundo especialistas, trata-se de uma massa de ar quente e seco típica desta época do ano. No entanto, os especialistas explicam que o calor extremo observado nos últimos dias não é comum e que as temperaturas aumentaram devido ao El Niño e ao aquecimento global.

O El Niño é uma das explicações para os dias mais quentes. Esse fenômeno aquece as águas do Oceano Pacífico, impedindo a chegada de frentes frias e, com isso, fazendo com que o inverno tenha temperaturas mais altas.

O que os especialistas explicam é que em um ano de El Niño, somado às altas temperaturas causadas pelo aquecimento global, fenômenos comuns, como a onda de calor, resultam em temperaturas muito mais elevadas do que o normal.

Assuntos Relacionados
Compartilhar

Nossos Apps

Redes Sociais

Razão Social

Rio Grande Artes Gráficas Ltda

CNPJ: 17.771.076/0001-83

JM Online© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por