Denúncia que chegou à redação do Jornal da Manhã na tarde de ontem (14), informava que lixo hospitalar proveniente da Unidade de Pronto Atendimento São Benedito
Denúncia que chegou à redação do Jornal da Manhã na tarde de ontem (14), informava que lixo hospitalar proveniente da Unidade de Pronto Atendimento São Benedito (UPA) estaria em sacos plásticos sobrepostos na calçada.
Ao apurar as informações, a equipe de reportagem se deparou com uma cena nada agradável. Parte do lixo estava dentro dos sacos de material plástico, mas alguns resquícios estavam caídos no passeio, como fraldas descartáveis utilizadas, curativos, gases e todo tipo de material usado na Unidade. O cheiro forte denunciava a procedência dos detritos e incomodava quem passava próximo ao local.
Duas mulheres responsáveis pelos serviços de limpeza tentavam organizar os sacos e pelo telefone celular de uma delas, a administradora do setor de enfermagem, Ludmila Gonçalves Freitas, disse que o lixo foi exposto do lado de fora da UPA devido a um erro dos profissionais que o manuseiam. Os resíduos teriam que ser colocados em sacos plásticos brancos e deveriam estar no reservatório especial para o lixo hospitalar. Ao contrário disso, foram armazenados em sacos pretos e deixados junto com o lixo convencional.
Ludmila ainda garantiu que foi a primeira vez que a situação ocorreu e que as responsáveis pela limpeza iriam recolher o material, para evitar transtornos. “Não é um hábito, foi um incidente, mas que já está sendo contornado. Nós vamos recolher esses sacos e a empresa responsável pela coleta se encarregará dos procedimentos de praxe”, esclareceu.