(Foto/Divulgação)
A Sociedade Educacional Uberabense (SEU) já prevê a implantação do teleatendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento do Mirante. A previsão inicial, feita por Raelson Lima, é que o sistema pode ficar operacional até o fim do mês de novembro. O diretor da Rede de Saúde do SEU falou sobre o tema em entrevista na Rádio JM.
“A ideia é que até o final de novembro a gente comece na UPA Mirante, mas isso depende de alguns fatores. Primeiro, nós precisamos estender o horário da UPA São Benedito. Tivemos lá, em setembro, aproximadamente 170 pacientes atendidos, e agora, em outubro, estamos entre 260 a 280 pacientes nesse período das 13h às 19h”, revela.
Raelson lembra que o sistema é novo, ainda em primeira experiência dos pacientes, e, por isso, essa implantação não pode ser feita abruptamente. “Estamos em uma fase de as pessoas entenderem a telemedicina e a telemedicina entender elas também. Abrir muitos frontes de uma vez só talvez seja mais complexo. Além do fato de que, ao destinar um espaço para a telemedicina, nós substituímos por um espaço que faz o atendimento presencial. Então, temos que ter cuidado com a colocação dessa nova ferramenta que ainda está em ascensão”, lembra.
Estudos apontam que o sistema de telemedicina, ou “saúde digital”, propicia economia de tempo, redução de custos aos órgãos públicos, melhor gestão de recursos e também diagnóstico e atendimento mais rápidos.